O Sobrado do Padre Taborda, em restauração, está localizado ao lado da Matriz de Santo Antônio
Com 328 anos completados no mês de março, Itaverava guarda muitas histórias. A começar pela origem de seu nome, “pedra brilhante” em tupi, fazendo referência às riquezas minerais exploradas durante a corrida no ouro. No século XVII a localidade foi um dos primeiros arraiais com ouro do estado, atraindo exploradores de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Localizado a cerca de 24km de Lafaiete, abriga aproximadamente cinco mil habitantes. É um destino atrativo para visitantes que buscam belezas naturais. Para melhorar os acessos dentro da cidade, a gestão tem investido em obras de calçamento. Nas estradas, atuam também na reconstrução de bueiros e melhorias nas estradas.
Uma das novidades é a restauração do Sobrado do Padre Taborda, construído ao lado da Matriz de Santo Antônio. As obras, iniciadas em janeiro, contam com limpeza do local. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o sobrado foi construído no século XVIII e compõe a paisagem colonial.
Escolas rurais estão recebendo melhorias de infraestrutura, como pintura, reboco, revestimento em paredes, troca de lâmpadas e outros serviços de manutenção. Já os produtores rurais, de grande presença na região, terão mais um local para comercializar seus quitutes. Por meio de uma Feira Livre, realizada periodicamente, a população poderá comprar e vender insumos e ter momentos de lazer.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 16/04/2022 - 10:00