Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 17° Agora: 17° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Região


Ponte "coleciona problemas” e população teme que ela desabe

Construção, que completou 42 anos em janeiro, é um importante elo entre vários bairros da região noroeste





Tema recorrente entre os pedidos de atenção por parte da população, as pontes de Lafaiete têm até recebido melhorias. Porém, uma delas exige uma ação urgente da prefeitura: a do São Benedito, que passa sobre o rio Bananeiras. Inaugurada em 2 de janeiro de 1980, na gestão do então prefeito Pedro Silva, e projetada pelo Paulo Desar de Carvalho, a construção acumula problemas e, segundo denunciam os leitores, corre o risco de cair.

Os moradores da vizinhança e de bairros adjacentes estão preocupados com os vários problemas na antiga estrutura, localizada na rua Santo Antônio de Pádua: “Será que tem como o Jornal CORREIO nos ajudar a cobrar uma manutenção na ponte? Ela apresenta um sério risco de desabamento e o trânsito de diversos tipos de veículos e pedestres é intenso. Está muito perigoso passar por ali”, relatou um leitor.
Ao apurar a situação, nossa equipe de reportagem verificou vários problemas. Um dos mais graves é uma erosão em uma das extremidades. Neste ponto, ainda há um vazamento de água, que pode deixar o solo mais enxarcado e, consequentemente, mais sujeito a ceder. Tam­bém foram observados um buraco grande na passagem de pedestres, que foi “tapado por toras de madeira”. A estrutura do guarda-corpos é precária e a laje [local por onde passam os veículos] apresenta dois buracos que precisam de reparos.

Gagé fica sem ponte
Outra comunidade que precisa de uma intervenção urgente é de Gagé. Em dezembro, uma estrutura de madeira sobre o rio Bana­nei­ras, que dava acesso à rua da Paciência, foi arrancada pela força da correnteza das águas. Feliz­men­te, não passava ninguém pelo local na hora da queda, mas o rompimento da ponte trouxe uma série de transtornos aos moradores, que perderam o acesso à rua José Raimundo e à BR-040.
Ouvido pelo Jornal CORREIO, o prefeito Mário Marcus reconheceu a necessidade da obra, mas alegou que outras demandas impediram que o problema fosse resolvido: “Essa é uma ponte antiga de madeira, que estava, inclusive, interditada pela Defesa Civil. O município sabe da necessidade de construir uma nova ponte no local, mas diante das várias que já estavam em construção, nós não tivemos condições de nos mobilizarmos. Agora, em 2022, vamos viabilizar um projeto, licitar a obra e fazer uma nova ponte na rua da Paciência”, afirma.

A erosão é uma das preocupações dos moradores

Tocos de madeira “tapam” o buraco no local de passagem dos pedestres; crateras também são problemas na ponte.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 12/02/2022 - 18:02


Comente esta Notícia