Nascida nas ruas de Lafaiete, em 1982, a Casa do Teatro fez pouso na capital mineira e só em 1999 fez o caminho de volta para casa. Ou melhor, essa nova fase da história, que contamos aqui, no Jornal CORREIO, em comemoração aos 40 anos da Casa, começou a ser escrita em 1997. Por intermédio da agente publicitária Penha Alves, os grupos criados de BH começaram a vir a Lafaiete para apresentações. Paralelo a estas vindas, foi realizado um Festival de Teatro interno na escola estadual Narciso de Queirós. Organizado pela professora Efigênia Janoni, o evento revelava a vocação de Lafaiete para Teatro e o anseio dos jovens por formação.
E indo ao encontro dessa vocação, em 1999, tiveram início as duas primeiras turmas da Escola de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete: “O projeto contou com o apoio do secretário de Educação, Antônio Antunes, do diretor da escola Napoleão Reis, Antônio Biagioni e da Rádio Carijós. As aulas eram ministradas em uma sala cedida pelo município, apenas aos sábados. E mesmo com muitas previsões negativas, o curso contou com 49 alunos e baixa taxa de evasão. A primeira aluna matriculada foi a atriz Regina Margon. Com ela, vieram nomes importantes, como Júlio Mágico, Rogério Freire, Clayton Farley, Talita Nascimento, Elis Ângela, entre outros, que juntos produziram quatro peças. Este foi o sinal de que seria possível uma continuidade”, relembra Geraldo Lafayette.
E essa ideia de continuidade exigiu a alteração nos estatutos e razão social da entidade, que em 2000 deixou de ser Grupo Teatral Colibri para se chamar Centro Cultural Casa do Teatro. No ano seguinte, uma sala foi alugada na avenida Prefeito Telésforo Cândido de Rezende e as aulas passaram a ser realizadas em diversos dias e horários, aumentando o número de turmas. “Em 22 anos de curso de teatro, mais de 1000 alunos já passaram pela escola, que é considerada como o “pulmão” da Casa. É pelo curso que as portas da Casa se abrem para novos participantes e é o Curso que mantém a instituição, tanto artística quanto financeiramente”, explica.
Sobre o curso
Sempre aberto a novos talentos, o curso tem duração de nove meses e inclui conteúdos como: Introdução à História do Teatro, Técnicas de Relaxamento, Entrosamento, Desinibição, Improvisação, Interpretação, Leitura Dramática, Análise de texto, Construção do personagem, Jogo Cênico, Ocupação do espaço, Expressão vocal, facial, corporal, finalizando sempre com a montagem de uma peça teatral. “Além de atender à demanda da Casa do Teatro com a injeção de novos membros, o curso promove um novo olhar para si mesmos, produzindo bem-estar, melhor postura física e social, comunicação, leitura, argumentação e, sobretudo, autoestima e confiança, transformando vidas”.
Como se inscrever
As matrículas acontecerão durante todo o mês de fevereiro e as aulas terão início na semana após o carnaval. As matrículas serão feitas na Casa do Teatro na rua Olegário Pinto, 226, bairro São João, pelo telefone 3761-0751.
Na próxima edição...
Muitos passam pela Casa, contando e escrevendo histórias. No próximo mês, conheceremos os espaços físicos por onde essa história passou e as pessoas envolvidas neste enredo.
Acompanhe a série de reportagens sobre a Casa do Teatro de Lafaiete
Casa do Teatro celebra quase quatro décadas em Lafaiete
A rica história da Casa do Teatro de Lafaiete
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 04/02/2022 - 13:54