A pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pela Covid-19 e, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. A vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de mutações ainda mais resistentes do coronavírus, por isso é muito importante conferir o seu cartão de vacinas e estar atento aos prazos para receber a segunda e/ou a terceira dose, também chamada de dose de reforço.
Mesmo fora do prazo, é fundamental procurar a UBS mais próxima e concluir o esquema vacinal. De acordo com a Central de Imunizações, Congonhas recebeu uma nova remessa de imunizantes nesta primeira semana do ano e as doses de reforço para pessoas acima de 18 anos já estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde.
Confira quando deve-se receber a SEGUNDA DOSE de cada imunizante:
• CORONAVAC: 21 dias após a 1ª dose
• PFIZER: 21 dias após a 1ª dose
• ASTRAZENECA: 2 meses após a 1ª dose
• JANSSEN: 2 a 6 meses após a 1ª dose
A DOSE DE REFORÇO para qualquer um dos imunizantes, deve ser tomada 4 meses após a segunda dose.
Para a dose de reforço pode receber quem:
• Tem mais de 18 anos e recebeu a 2ª dose há mais de 4 meses, independente do laboratório;
• Imunossuprimidos que receberam a 2ª doses há mais de 28 dias, independente do imunizante.
A Central de Imunização de Congonhas informa, ainda, que está sendo aplicada a dose de reforço para pessoas com idade igual ou superior a 35 anos que receberam a vacina da Janssen. Pessoas nessa faixa etária que ainda não tiverem sido chamadas pelos agentes de saúde, devem entrar em contato com a UBS mais próxima e agendar a sua imunização.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 05/01/2022 - 06:00