A cultura de Lafaiete conquistou uma importante vitória. Na sessão de quinta-feira, dia 12, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei que institui a Semana do Hip-Hop na cidade. Proposto pelo vereador Erivelton Sonho de Rua (Pros), o texto traz visibilidade a um movimento que tem se tornado cada vez mais forte pelas ruas de Lafaiete. Prova disso foi a relevante presença de alguns de seus representantes no plenário da Câmara, com direito a um recital de poesia. “A nossa cultura precisa de apoio e é tão importante como todos os outros âmbitos. Sempre estive ao lado da classe e vou estar para sempre. É o bem na sua verdadeira forma de obra de arte. Espero que mais crianças, jovens e adultos se interessem pelo hip-hop e pela cultura em geral,” destaca Erivelton.
O autor do projeto também agradeceu o apoio recebido: “Foi impactante. Por isso, gostaria de deixar aqui meu agradecimento a todos os vereadores pelo apoio e pelas palavras. Também é muito importante lembrar que, para isso ter se tornado possível, contei com a ajuda de duas pessoas que amam e vivem a cultura: Geraldo Lafayette e Marluce Albino, ambos da Secretaria Municipal de Cultura, a quem tenho imensa gratidão por todo apoio. Agradeço muito a todos que compareceram”, destacou o vereador, que classificou o momento como emocionante:
“Conseguimos algo nunca visto antes na história de Conselheiro Lafaiete: o hip-hop no plenário da Câmara Municipal. Nos emocionamos com a poesia, recitada pelo Max. E por essa experiência, agradeço ao presidente João Paulo Fernandes, que autorizou e deixou o espaço aberto a todos que quisessem mostrar seus talentos. E você, que faz parte do movimento e não pôde estar presente, fique feliz, pois você foi muito bem representado por cada um”, frisou.
Entre os presentes, estavam: Marluce Albino (Gestora Cultural e suas vertentes, Cine Meraki, Instituto Meraki, Reciclando o Saber- Biblioteca Itinerante), Just Max (Projeto Hip-Hop VIve, Cia. Xadrez Dance e Nh2b_lafaietemg), Wellington (Cia. Xadrez Dance e Conselho Municipal de Cultura), Paulin (Cia. Xadrez Dance), MDjá e Mago MC (Ponto de Cultura Xadrez Dance), Neiva Lopes (Projeto União Hip-Hop e Ponto de Cultura Xadrez Dance), Natacha Santos (Projeto União Hip-Hop e Nação Mulher Lafaiete-MG), Neiverson (União Hip-Hop), Alan LDE (Radar Periférico, VR Lado Leste), Maikim (VR lado Leste), Burê Jay (Complexo Rap) e Harissn Narrciso (HN Dance).
Para quem perdeu a oportunidade de acompanhar ao vivo, a sessão na qual houve a aprovação está gravada no YouTube, no canal “Direto do Plenário da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete”: “E eu aconselho a todos assistirem e a sentirem, pelo menos, um pouco da emoção que nós sentimos”, reforça o vereador. Para que o projeto se torne lei, ele deve passar pela sanção do prefeito Mário Marcus (DEM): “Essa foi uma grande conquista, mas ainda não acabou. Precisamos que o prefeito sancione a Lei do hip-hop e, para isso, precisamos da ajuda de todos: divulguem a #sancionaaleidohiphopprefeito! E, no fim, é sempre sobre fazer o bem. É sobre tornar a nossa sociedade um lugar melhor. Estamos juntos. Vamos para cima”, finaliza.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mauricio João Vieira Filho, no dia 29/08/2021 - 18:41