O letreiro na principal rua da cidade recebe os visitantes
Forte em tradições familiares e religiosas, encontramos a tranquila São Brás do Suaçuí, localizada a 32km de Lafaiete. Com seus quase quatro mil habitantes, o município preserva a simplicidade do interior mineiro que guarda uma rica história local.
O padroeiro é São Brás, também presente no nome da cidade. Nascido na Armênia, foi médico e, devido a sua forte relação com a fé, se tornou pastor, padre e bispo. São Brás viveu em uma época de perseguições religiosas, sendo preso e chantageado para que renunciasse sua posição. A devoção pelo santo data do século XVIII e está enraizada na cultura da população.
Alguns dos principais pontos turísticos ficam na rodovia MGC-383, que corta o território ao meio e atraía muitos visitantes, até ter o fluxo desviado para fora da cidade. A igreja Matriz de São Brás, localizada na praça de mesmo nome, foi construída em estilo colonial espanhol no século XVIII, se mantendo intacta até hoje.
A escola de música demonstra um legado de amor e talento musical. Criada através de parcerias com empresas privadas e leis de incentivo à cultura, a escola atua na formação de músicos com aulas de canto e de instrumentos musicais. Para frequentar as aulas não é necessário pagar mensalidade, mas os alunos devem ser responsáveis e com bom rendimento.
Para o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Antônio Carlos, o turismo na região pode ser melhorado com pequenas ações como divulgação da cidade e de sua história, placas informativas e criação de pontos chamativos para os turistas.
Ele, que reside em São Brás do Suaçuí, conta que é um local aconchegante e cercado de muito verde. “Vale a pena passar por aqui e deixar na memória a imagem de paz, em uma cidade muito agradável para morar e levar uma vida simples. O clima, sossego e a facilidade de acesso trazem um conforto para os moradores. São Brás está no coração de todos que aqui nasceram junto de suas famílias”, relata.
O contato com a natureza em cachoeiras e paisagens naturais completa o cenário de beleza e serenidade. “As histórias se misturam, as amizades têm laços familiares, tornando todos conhecidos e respeitados. Uma cidade rica por sua história, fé, belas paisagens que transmitem uma sensação incomparável de tranquilidade. Quem conhece São Brás não esquece o quanto aqui é importante”, afirma Antônio.
A igreja matriz de São Brás é o principal cartão-postal da cidade
Leia mais sobre São Brás do Suaçuí no especial "Desbravando o Paraopeba"
Nova gestão em São Brás foca em gerar oportunidades para a população
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 13/08/2021 - 14:42