Tempo em Lafaiete: Hoje: 30° - 14° Agora: 16° Sexta, 20 de Setembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,425 Euro agora: R$ 6,053
Região


Cachoeiras e trilhas revelam a beleza natural de Queluzito

Município fará parte do projeto “Caminhos de São Tiago”, que pretende se tornar a maior rota turística do estado



A praça Santo Amaro com a matriz ao fundo é o ponto de encontro da população. Foto: Yasmim Caixeta

Após meses rodando o interior de Minas Gerais para entrevistar 21 prefeitos da região, o Desbravando o Alto Parao­peba assume um novo formato. A partir desta semana, conheça e acompanhe os principais pontos turísticos dos municípios visitados. O ponto de partida é Queluzito, uma das menores cidades do estado, com quase dois mil habitantes.

Situada a apenas 20km de Lafaiete, a localidade preserva sua originalidade nas construções históricas, atraindo turistas de vários estados. A simplicidade da população garante um toque a mais, com a tradicional hospitalidade mineira que encanta a todos e deixa um gostinho de querer voltar.

O centro urbano é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, destacando-se a praça Santo Amaro com jardins, coreto, canteiro com árvores e bancos utilizados pelos moradores para colocar a conversa em dia. Abriga, também, a igreja matriz de Santo Amaro, finalizada em 1738.

A população conserva forte presença religiosa e a matriz, única igreja do município, possui grande valor histórico e emocional para os fiéis, sendo palco para casamentos, batizados, missas e celebrações. É na praça que as festas e eventos acontecem. Principalmente a do padroeiro Santo Amaro em 15 de janeiro e a Semana Santa, que reúne grande número de devotos.

Queluzito é uma cidade com forte presença rural, abrigando diversas fazendas, sítios e chácaras. O destaque vai para a agricultura familiar e a produção leiteira. A região oferece também belas paisagens naturais com opções diversificadas de lazer que vão desde a prática de esportes ao descanso.

O queluzitense Alair Vieira, supervisor de Serviços Culturais, recomenda alguns pontos turísticos imperdíveis: a cachoeira do Cafundó, localizada a 15km da sede, é um refúgio de tranquilidade. É necessário pedir autorização para visita, pois se encontra em propriedade particular. Apesar da subida de aproximadamente um quilômetro, a paisagem compensa o esforço. Uma trilha dentro da floresta remanescente da Mata Atlântica, com paredão coberto de musgos e árvores. Esse é o Castelo, uma opção para quem busca contato com a natureza. A subida íngreme acompanhada por um desfiladeiro, com águas que formam uma pequena queda d´água. Queluzito é banhada pelo rio Paraopeba, que marca sua passagem com muitas cachoeiras.

Trilha Castelo, localizada dentro da mata atlântica, com paredões rochosos e quedas d'água. Foto: Alair Tavares

A administração do prefeito Danilo Albuquerque (PP) pretende investir no turismo por ser uma atividade que abrange o desenvolvimento social, cultural e ambiental. “O desafio está em fortalecer e transformar, a partir da realidade atual, a vocação produtiva local integrando o poder público, empreendedores e instituições de fomento, com a finalidade de desenvolver uma cultura de trabalho em rede, com projetos integrados que se complementem e fortaleçam o desejo do turista de vir buscar em Queluzito, experiências autênticas”, reforça Alair.

A parceria com os circuitos Villas e Fazendas de Minas, Circuito do Ouro e Circuito Trilha dos Inconfidentes forma o “Caminhos de São Tiago”. Alair explica que esse caminho pretende se tornar uma das maiores rotas turísticas do estado de Minas Gerais. “Partindo de Ouro Preto com destino a São Tiago, o projeto envolve 11 municípios, incluindo Queluzito, com aproximadamente 275 quilômetros de extensão. Está em fase de consolidação e em breve será lançado oficialmente como produto turístico, previsto para 21 a 25 de julho de 2021”.

E quem já visitou, não se arrependeu. A ciclista Rayanne Teles, da Missão Flor do Cerrado, pretende conhecer os 853 municípios mineiros e contou com a companhia de Alair para explorar Queluzito. “Aprendi que seu nome é devido a um mineral presente em suas terras, chamado Queluzita. A cidade tem aproveitado seu potencial turístico e nos convida a experiências singelas e incríveis”, relatou em suas redes sociais.

Para Alair, o grande potencial turístico está na preservação histórica, hospitalidade, gastronomia e atrativos naturais. “A atual administração está empenhada em transformar os atrativos em produtos turísticos, com vários projetos em andamento ainda para este ano. Queluzito estará de portas abertas para os turistas e visitantes. Sejam todos muito bem vindos”, afirma.

Para saber mais sobre Queluzito, acesse o link:

Investimentos em turismo e agricultura familiar prometem a chegada de uma nova era em Queluzito




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 09/07/2021 - 12:22


Comente esta Notícia