A prefeitura de Lafaiete divulgou neste segunda-feira, uma relação do aumento de casos e óbitos de Covid-19 nos últimos dois meses. De acordo com análise feita pela Secretaria Municipal de Saúde, apenas nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 a cidade registrou 2.650 novas ocorrências da doença.
Dos 5.453 casos registrados até o último boletim epidemiológico com data de 28 de fevereiro, 2.803 foram registrados entre março a 31 de dezembro de 2020. Os óbitos também sofreram um aumento nos últimos meses: apenas em janeiro e fevereiro, 35 pessoas morreram por complicações causadas pela Covid-19. O número assusta se comparado a março e dezembro do ano passado, que contabiliza 27 óbitos.
Afetando pessoas de todas as faixas etárias, 46% são do sexo feminino e 54%, do masculino. A ocorrência maior está entre jovens e adultos, com 4.508 casos entre 20 a 59 anos. Em crianças, já são 96 infectadas, de 0 a 9 anos.
De acordo com a secretária de Saúde Rita de Kássia, esse aumento se deve às aglomerações promovidas durante as festividades de fim de ano, carnaval e viagens de férias, com o relaxamento da população diante os protocolos sanitários. “Solicitamos às pessoas que sigam as orientações sanitárias para que possamos evitar um aumento ainda maior do número de casos e um colapso na rede de assistência hospitalar”, ressalta.
O prefeito Mário Marcus (DEM) ressalta para a delicadeza do momento e a necessidade de atenção às medidas protetivas: " “Diante deste quadro que se agravou nas últimas semanas o município entra novamente em alerta máximo e todas as orientações do setor de saúde definidas pelos protocolos sanitários devem ser seguidos rigorosamente. A população precisa compreender que a administração municipal, juntamente com o Comitê de Enfrentamento, a Macrorregião de saúde e órgãos competentes vem implantando ações que visam a minimização dos danos da pandemia e buscam proteger a saúde e a vida da população, no entanto, é extremamente necessário que todas as pessoas se engajem nesta luta e contribuam ficando atentos às orientações, principalmente para não promoverem aglomerações e seguirem as normas de prevenção, como o uso de máscaras em qualquer lugar público. Somente com a participação de todos vamos vencer esta pandemia”, conclui.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 01/03/2021 - 16:40