A 38ª edição do Enduro da Independência conta com a participação do ator Matheus Abreu. Atualmente no ar, na TV Globo, como o “Tato” da novela “Malhação: Viva a Diferença”, que está sendo reprisada, o mineiro de 23 anos é um apaixonado por off-road e vai encarar a tradicional prova de regularidade do país. A competição começou na sexta-feira, dia 4, em Socorro (SP), seguiu para Itajubá (MG) e finaliza em Caxambu (MG), hoje, segunda-feira, feriado de Sete de Setembro.
Matheus Abreu acelera a Honda CRF 250F, modelo de fabricação nacional. Ele disputa a prova em dupla, ao lado do piloto João Barbosa, da equipe Q4. Serão quatro dias de competição e um total de 635 quilômetros percorridos. “Estou muito ansioso e bastante animado. Apesar de fazer bastante trilha, é a primeira vez que participarei de uma competição oficial e de grande tradição como o Enduro da Independência”, diz Abreu. “No ano passado fui na largada da prova em Ubatuba (SP), conheci os pilotos, vi todas aquelas motos de perto, o que aumentou a vontade de encarar o desafio”, relembra.
Aos 63 anos, 18 participações no Enduro da Independência e 162 troféus conquistados em provas regionais e nacionais, João Barbosa conta que viverá nesta edição da competição uma experiência diferente. “O Matheus é conhecido como ator, mas também demonstra muito talento nas trilhas. Simples e humilde, já deu para perceber no nosso treino que ele acelera com energia e competência. É gratificante fazer dupla numa prova tão difícil e exigente, com um participante tão jovem, em meio a experiências de vida tão diferentes. O que fala mais alto é o espírito do nosso esporte”, destaca Barbosa.
Sobre Matheus Abreu
Ele já foi os gêmeos protagonistas, Omar e Yaqub, na segunda fase da série “Dois Irmãos” (2017); o Tato da “Malhação: Viva a Diferença” (2017 e 2018), série vencedora do prêmio Emmy Kids Internacional 2018; o Maltoni, sacristão da novela “O Sétimo Guardião” (2018); e participou da “Dança dos Famosos”, no Domingão do Faustão (2019). No cinema, Matheus Abreu interpretou o Ângelo, em “O Segredo dos Diamantes” (2013); o William, em “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” (2014); e o Abel, em “Pureza” (2021).
Aos 23 anos, o ator mineiro é apaixonado por teatro, cinema, TV e duas rodas. Aventureiro, adora um vento na cara e a poeira típica de quem topa qualquer desafio off-road. Viaja de moto, faz trilhas e como todo bom trilheiro Amador comete também algumas “roiadas”.
Matheus Abreu no Enduro da Independência 2020 tem apoio da Honda, ASW, LS2, MRPro e equipe Q4.
Sobre o Enduro da Independência
O Enduro da Independência foi disputado pela primeira vez em 1983, para recriar a última viagem de D. Pedro I, que partiu do Rio de Janeiro a Vila Rica, futura cidade de Ouro Preto no ano de 1822. O roteiro ficaria conhecido como caminho novo da Estrada Real, pouco antes da proclamação da Independência, com o famoso grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822.
Ao longo do tempo, o percurso do Enduro da Independência foi sendo adaptado em função da logística de organização, para acomodar a caravana itinerante, composta por pilotos, apoios, mecânicos, organizadores. Mesmo com novas trilhas, o evento sempre preservou o espírito cívico e de patriotismo inspirados pela Dia da Independência.
O que é Enduro de Regularidade?
Enduro de Regularidade é um tipo de competição motociclística fora de estrada, bastante difundida no Brasil. É uma prova de longa duração, em que a velocidade não é o fator preponderante. O piloto deve cumprir um roteiro pré-estabelecido e fornecido pela organização momentos antes do início da disputa, sob a forma de planilha, com indicação do caminho, composto por trilhas, estradas abandonadas, travessias de riachos e outros obstáculos. As informações são impressas através de símbolos e códigos, bem como a velocidade que deve passar em cada trecho.
Vence o piloto que cumprir as determinações da planilha, de forma mais rigorosa e o mais próximo da velocidade indicada, sem se atrasar ou adiantar, mesmo que o percurso ofereça os mais variados graus de dificuldade.
A resistência física do piloto, a técnica e a perseverança, assim como a qualidade de seu equipamento, fazem diferença. Para aferir o desempenho de cada participante, são instalados rastreadores por satélite, por todo o percurso, que acompanham em tempo real seu trajeto e performance, verificando eventuais desvios de rota e de velocidade.
Programação
38ª edição do Enduro da Independência – Socorro (SP) a Caxambu (MG)
3/9 – quinta-feira – Local: Parque da Cidade – Socorro (SP)
8h – Abertura da secretaria de prova e colocação das motos no Parque Fechado
19h – Cerimônia de abertura
4/9 – Sexta-feira – 1º dia – Socorro (SP) – 117 km
7h – Largada do primeiro piloto – Parque da Cidade – Socorro (SP)
13h – Chegada do primeiro piloto – Parque da Cidade – Socorro (SP)
19h – Resumo do dia e briefing
5/9 – sábado – 2º dia – Socorro (SP) a Itajubá (MG) – 237 km
6h – Largada do primeiro piloto – Parque da Cidade – Socorro (SP)
14h – Chegada do primeiro piloto – Kartódromo de Itajubá (MG)
19h – Resumo do dia e briefing
6/9 – domingo – 3º dia – Itajubá (MG) a Caxambu (MG) – 158 km
7h – Largada do primeiro piloto – Kartódromo de Itajubá (MG)
12h – Chegada do primeiro piloto – Centro de Convenções de Caxambu (MG)
19h – Resumo do dia e briefing
7/9 – segunda-feira – 4º dia – Caxambu (MG) – 123 km
7h – Largada do primeiro piloto – Centro de Convenções de Caxambu (MG)
13h – Chegada do primeiro piloto – Centro de Convenções de Caxambu (MG)
18h – Premiação – Parque da Cidade – Centro de Convenções de Caxambu (MG)
Total da prova: 635 km
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Postado por Redação, no dia 07/09/2020 - 16:57