Uma coisa que poucas pessoas sabem é que saúde do corpo está ligada à saúde bucal. Algumas doenças podem ocorrer por falta de uma boa saúde bucal. Às vezes achamos que algumas pessoas exageram na saúde bucal, que fixar muito nisso não é necessário, mas na verdade deveríamos ser que nem essas pessoas, pois elas têm uma probabilidade menor de ter outras doenças doenças no corpo e uma saúde física ótima.
A pandemia e a Saúde bucal
A vida de grande parte dos brasileiros mudou com a chegada da pandemia. Agora as pessoas mal saem de casa e com isso não estão expostas ao perigo de pegar algumas doenças. Porém, corremos perigo de ter algum problema de saúde pela falta de higiene bucal. Agora é hora de aproveitar essa mudança de hábitos e costumes para também cuidar melhor do corpo e da boca. Vemos muitas pessoas cuidando do seu corpo, fazendo exercícios físicos e mudando a alimentação. Que tal também fazer uma mudança de hábitos de como cuidar da nossa saúde bucal?
A saúde bucal e o corpo
Já sabemos que a saúde física está ligada à saúde bucal, mas que tipo de doenças podemos ter caso não tivermos uma saúde bucal boa?
Endocardite : É uma infecção no endocárdio (revestimento interno do coração). Normalmente a doença acontece quando uma bactéria ou germes de outra parte do corpo, como os da boca, se espalham pelo sistema sanguíneo se ligando a áreas afetadas do coração.
Doença cardiovascular: Algumas pesquisas mostram que doenças cardíacas, derrames cerebrais e obstruções nas artérias podem estar ligadas à inflamações e as infecções que as bactérias orais podem causar.
Diabetes: Se a saúde bucal estiver comprometida, dificulta o controle do diabetes. As infecções podem causar o aumento de açúcar no sangue e necessitar de mais insulina para manter sob controle.
Pneumonia e artrite reumática: Pela corrente sanguínea as bactérias da boca podem chegar a outros órgãos, como os pulmões e as articulações, causando infecções como a pneumonia e a artrite reumática.
Como esses não são os lugares habituais dessas bactérias, elas não encontram resistência natural e, por isso, podem ser mais difíceis de serem tratadas nessas regiões.
Além dessas doenças a falta de higiene bucal pode causar o parto prematuro e a impotência. A periodontite tem sido associada ao nascimento prematuro e a baixo peso ao nascer. Ela também pode causar a impotência sexual, pois bloqueia a enzima eNOS que atua no processo de ereção. Não só a periodontite, homens com inflamação na gengiva pode ter impotência também. O motivo é a migração das bactérias bucais pelas veias que irrigam o pênis, formando placas bacterianas que as entopem.
Os cuidados necessários
Estamos falando de cuidados em casa, porque até mesmo a ida ao dentista está difícil, a orientação é apenas para casos urgentes. Mesmo longe do dentista podemos manter uma boa higiene bucal. Então aqui vai umas orientações que vai te ajudar:
Troque sua escova regularmente: O ideal é ficar com a escova no máximo três meses. Com o tempo ela acumula bactérias e suas cerdas se desgastam.
E para quem usa aparelho ortodôntico sempre usar uma escova que é própria para esse casos. A escova ortodôntica e interdentais devem ser utilizados diariamente para se evitar o acúmulo de placa e consequentemente, o surgimento de cáries e inflamações nas gengivas.
Escove os dentes com calma: Escovar os dentes é o principal cuidado com a saúde bucal, então não faça isso com pressa.
Leve no mínimo dois minutos escovando os dentes e não faça movimento fortes para não machucar a gengiva. É importante escovar os dentes quando acordar, depois das refeições e antes de dormir.
Escovar a Língua: A boca não é composta só pelos dentes. É muito importante lembrar de fazer a higiene de toda a cavidade bucal, pois a língua pode conter resíduos de comida que causam mau hálito e atraem bactérias.
Use Fio Dental: Ele é o único capaz de limpar entre os dentes, que podem acumular restos de alimentos. Usar o fio dental previne sangramentos gengivais e a gengivite. Use pelo menos uma vez ao dia.
Escolha a pasta de dente correta: Pastas de dente abrasivas prejudicam o esmalte do dente, dê preferência àquelas que contêm flúor e cálcio para fortalecer seu sorriso.
Dicas de alimentos que ajudam a manter uma boa saúde bucal
Os cuidados necessários não são difíceis e vão ajudar bastante na saúde bucal e prevenir outras doenças mais graves. Para te animar a cuidar melhor da sua saúde bucal, vamos dar algumas dicas de alimentos e bebidas que ajudam a manter uma boa saúde bucal.
Castanha do Pará: As sementes possuem um óleo que formam uma película sobre os dentes, protegendo-os contra as bactérias.
Espinafre: Além de aumentar a salivação, o espinafre é rico em fibras e auxilia na limpeza dos dentes, é bom principalmente pra quem usa aparelho dentário transparente e o aparelho porcelana. Por conter ácido oxálico, o alimento ajuda na absorção do cálcio do leite e derivados.
Morango: Uma ótima opção para quem deseja manter os dentes brancos e a saúde bucal é consumir morangos. Por conter um adstringente natural, o ácido málico, esse alimento auxilia na remoção de manchas.
Pepino: Estimula a produção de saliva que, junto com as fibras presentes nos alimentos, faz a limpeza dos dentes.
Leite: É rico em cálcio e fósforo, minerais essenciais para a formação estrutural dos dentes. Possui também proteínas que diminuem a acidez bucal e protegem o esmalte do desgaste.
Chá verde: Possui catequina, um antioxidante que diminui a incidência de cáries e impede a formação de placas bacterianas nos dentes.
Chá de canela: A canela ajuda no combate ao mau hálito, graças à presença de óleos que eliminam todas as bactérias da boca.
Além disso, para as pessoa que olham para a estética e que procuram quanto custa um clareamento, mas no momento não podem fazer, por conta da pandemia, existe a opção da lente de contato, que ajuda os dentes a ficarem mais brancos, visando melhorar a aparência do sorriso.
E se você desistiu de procurar no Google sobre o valor de um implante de dente, quanto custa um clareamento dentário ou uma restauração de dente, volte a pesquisar, pois quando tudo isso acabar você já vai estar preparado para esses procedimentos.
Agora já sabemos a importância do cuidado com a saúde bucal, como fazer isso mesmo durante o Covid-19. Com todas essas orientações e dicas está mais fácil de cuidar da saúde bucal não é mesmo?
Conteúdo produzido por Larissa Figueiredo, redatora do Clínica Ideal
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 24/08/2020 - 11:21