A veterinária, ativista da causa animal e vereadora Carla Sássi (PSDB) esteve entre os participantes de um webinar conduzido por Rosângela Ribeiro, gerente de programas veterinários da Proteção Animal Mundial. A conferência online foi realizada a partir das 20h30 da quarta-feira, dia 8, e reuniu representantes das cidades ganhadoras da edição 2019 do Prêmio "Cidade Amiga dos Animais", da Proteção Animal Mundial. Carla Sássi, de Conselheiro Lafaiete (2º lugar), e Analy Xavier, de São Paulo (3º lugar), apresentaram as estratégias de manejo de populações de cães e gatos utilizadas em suas cidades e trocaram experiências. Também houve um tempo reservado para responder às perguntas enviadas pelos participantes. O webinar foi transmitido pelo Canal da Proteção Animal Mundial no YouTube (www.youtube.com/protecaoanimalmundial), com link enviado por e-mail aos inscritos.
Sobre o prêmio
Criado pelo programa "Animais em Comunidades" da Proteção Animal Mundial, o prêmio "Cidade Amiga dos Animais - melhores práticas no manejo humanitário de cães e gatos" identifica e reconhece as melhores estratégias usadas pelos governos locais da América Latina para lidar com as populações de cães e gatos. Lançado em 2019, tem parceria com a Organização Mundial de Saúde Anima (OIE), a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), o Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC) e a Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA). A edição 2020 terá o apoio da Panaftosa-Opas/OMS no processo de avaliação dos projetos. Também já foi confirmado um novo parceiro: a "Coalizão Internacional para o Manejo de Animais de Companhia" (ICAM).
Na edição 2019, o 1º lugar ficou com Bogotá, na Colômbia. Lafaiete foi reconhecida pelo trabalho que realiza desde 2006, em seu trabalho de manejo de populações de cães e gatos. Naquele ano, a prefeitura promulgou uma lei de proteção animal que permitiu muitos avanços para os animais da cidade. Em parceria com a organização não governamental Alpa, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza campanhas de vacinação, adoção e lar transitório e identificação de animais com microchips, além de eventos sobre bem-estar animal, guarda responsável e controle de zoonoses. Com ações coordenadas, foi possível controlar o avanço de doenças como esporotricose e da leishmaniose visceral canina na cidade. O CCZ de Lafaiete também é responsável por ações de esterilização e resgate de animais em situação de risco, vítimas de maus-tratos e aqueles com histórico de agressão a humanos, que passam por um programa de reabilitação para que possam ser adotados.
Sobre a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection)
A Proteção Animal Mundial move o mundo para proteger os animais por mais de 50 anos. A organização trabalha para melhorar o bem-estar dos animais e evitar seu sofrimento. As atividades da organização incluem trabalhar com empresas para garantir altos padrões de bem-estar para os animais sob seus cuidados; trabalhar com governos e outras partes interessadas para impedir que animais silvestres sejam cruelmente negociados, presos ou mortos; e salvar as vidas dos animais e os meios de subsistência das pessoas que dependem deles em situações de desastre. A organização influencia os tomadores de decisão a colocar os animais na agenda global e inspira as pessoas a mudarem a vida dos animais para melhor. Para mais informações, acesse: www.protecaoanimalmundial.org.br.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 29/07/2020 - 15:45