Na manhã deste sábado, 20 de junho, o prefeito de Lafaiete, Mario Marcus (DEM), acompanhado de seu vice-prefeito Marco Antônio (PDDB) e da médica infectologista dra. Fernanda, fez um comunicado informando a população sobre a situação do coronavírus na cidade e as medidas de enfrentamento da pandemia.
De acordo com depoimentos do governador do estado, Romeu Zema, do secretário de Saúde do estado, Carlos Eduardo e da Superintendência de Saúde da macrorregião centro-sul, está ocorrendo o agravamento da pandemia em todo o estado de Minas Gerais. Para Mario Marcus, estamos em um momento decisivo para adotar medidas de reavaliação do comportamento de todos os cidadãos na tentativa de diminuir o número de casos nas próximas semanas. "As pessoas devem evitar sair de suas casas, reduzir mobilidade e estar atentos às medidas de isolamento, uso de máscara, distanciamentos, além de espeitar os protocolos sanitários e de higienização", reforça.
Nas últimas semanas houve um aumento na curva de contaminação em todo o estado e o pico é esperado para as próximas semanas. Na edição do Jornal CORREIO dessa semana há uma matéria indicando que a taxa de isolamento social na cidade caiu para 37%, o que causou um aumento em 85% no número de casos confirmados nos últimos 20 dias. Já são 80 casos confirmados e desses, 59 pessoas recuperadas. O que se vê nas ruas lafaietenses são grandes contingentes de pessoas nas ruas e no comércio.
Com o contínuo aumento no número de contaminados, Mario Marcus teme que em breve um grande número de pessoas em situação grave pode precisar de internação para tratamento e a região não apresenta estrutura para isso. Ele reforça que as medidas de isolamento adotadas num primeiro momento ajudaram a manter a situação sob controle no município.
A partir de segunda-feira o Comitê de Enfrentamento se reune para definir novas medidas e ações a serem tomadas nesse momento. Em relação ao programa Minas Consciente, órgaõs de saúde estaduais farão avaliações diárias para decidir se haverá retrocesso ou não. Lafaiete até o momento está na onda branca.
Na próxima semana serão inaugurados 18 leitos de UTI no Hospital e Maternidade São José, somados aos 70 leitos clínicos em funcionamento na cidade para enfrentamento da pandemia. O prefeito afirma que continuarão tomando todas as providências necessárias para controlar o número de casos no município, priorizando o bem-estar e a vida da população.
Confira o comunicado na íntegra:
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 20/06/2020 - 15:54