Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 17° Agora: 17° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Comunidade


Lafaiete faz dever de casa e segue tocando 15 obras essenciais




Com todos os assuntos girando em torno da pandemia de Covid-19 e suas consequências nas mais diversas áreas, a impressão que temos é que o mundo parou e nada mais acontece. Mas essa impressão está errada - pelo menos em Lafaiete.  Paralelas às ações de enfrentamento à pandemia, a cidade toca, pelo menos, outras 15 obras, que são consideradas essenciais, porque influenciam na mobilidade, segurança e saúde das pessoas.

É o caso do prolongamento da rua Marechal Floriano, no Carijós (região sudeste) onde está sendo construída a nova ponte que permitirá alargamento da via. Os passos seguintes serão a pavimentação, nova iluminação e sinalização. A conclusão dos trabalhos beneficiará diversos bairros, que terão acesso facilitado para o centro da cidade. Ainda naquela redondeza, segue em andamento a construção da ponte na rua Comendador Nemézio, que ligará duas importantes vias;  a avenida Furtado e a rua Marechal Floriano Peixoto, desafogando o trânsito na região.

E por falar em pontes, já está assinada uma Ordem de Serviço para o início da construção de outras duas, nas ruas Neuza de Matos e Josefina Martins, no bairro Resende (zona leste), e de pontes em aduelas na rua José Mendes, bairro Queluz (região central), e no bairro Amaro Ribeiro (zona Sul).  Outra construção que está sendo mantida neste período é do muro de arrimo no bairro Santa Cruz (região da Barreira), essencial para a proteção e segurança de diversas famílias que moram nas proximidades.

Também dentro do setor de infraestrutura, estão sendo retomados os serviços de calçamento no bairro Morada do Sol (zona norte). Também já está pronta a programação para pavimentação de vias em outros bairros. Enquanto isso, a operação tapa-buracos, capina e limpeza seguem sendo realizadas constantemente em diferentes bairros, centro e entradas das cidades, por se tratar de serviços essenciais de grande importância para a cidade.

É bom lembrar que o dinheiro das obras que estão sendo realizadas é proveniente de convênios firmados antes da Covid-19. A PMCL cumpriu seu dever de casa, entregando a tempo e hora o Hospital de Campanha preparado para receber as vítimas da Covid-19, além de duas UTI’s na Policlínica e outras 16 no Hospital  Maternidade São José.

 

Saúde

 

Nem todos os problemas de saúde estão ligados ao coronavírus. Mesmo antes da pandemia, vários pontos da cidade já exigiam atenção e, por isso, as obras continuam. No Santa Matilde (zona sul), o Posto de Saúde está já está funcionando nas novas instalações, entregues recentemente. Tam­bém segue em andamento a instalação do Posto Avançado de Coleta de Sangue (Pace), na UBS da Linhazinha. A estrutura tornará a doação de sangue mais acessível. Atualmente, essa coleta exige o deslocamento de doadores para unidades do Hemominas em Belo Horizonte ou em São João del-Rei.

As localidades rurais estão recebendo obras, como a conclusão do poço artesiano e tomada de providências melhorias das instalações do campo de futebol, reforma da escola e do posto de saúde em São Gonçalo. Melhorias foram feitas na escola em Rancho Novo, criando a estrutura para a instalação de uma creche que atenderá as crianças da localidade. Também já está definido, em Gagé, o imóvel para a instalação de um posto de saúde em sede própria, e a implantação de Posto de Saúde em Três Barras.

Melhorias em outras localidades rurais e obras em outros pontos da cidade já estão previstas. “Foi preciso desacelerar o ritmo que mantínhamos nas nossas obras devido às atenções, esforços e recursos exigidos para o enfrentamento ao Coronavírus e prevenção da saúde da população. Mas mesmo em meio à pandemia e com os desafios do enfrentamento ao Coronavírus, que ultrapassam três meses, estamos nos esforçando para dar continuidade a essas obras e serviços, que são tão necessários para a cidade nas áreas urbana e rural. O que está paralisado será retomado tão logo seja possível”, concluiu o prefeito Mário Marcus.





Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 13/06/2020 - 20:55


Comente esta Notícia