Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 18° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Região


Monitorando 94 pacientes, governo de Congonhas alerta para aumento de possíveis casos de coronavírus




 

Ainda não foi registrados casos positivos de coronavírus em Congonhas, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 7 de maio, pela secretaria municipal de Saúde, mas a pasta alerta para uma possível mudança de cenário na cidade. Com a circulação do vírus em municípios próximos e também em Congonhas, o governo municipal espera um aumento de número de ocorrências nas próximas semanas, contando também com casos confirmados a serem registrados. 

Até o momento, foram registrados 528 casos prováveis do vírus na cidade. Esse número compreende pessoas que procuraram o call center ou os serviços de saúde com sintomas de febre e/ou qualquer sintoma respiratório. Desses, estão sendo monitorados 94 casos da doença. Já foram descartados 376 casos, baseado em critério clínico ou encerramento do período de monitoramento. Outros 58 foram descartados por meio de resultado de exame negativo. Um óbito foi descartado e nenhum está em investigação. 

Para evitar a disseminação do vírus, a medida mais eficaz é permanecer em isolamento domiciliar e adotar os cuidados preventivos. No entanto, muitas vezes, é necessário sair para realizar algumas tarefas básicas, como ir ao supermercado ou à farmácia. O governo de Congonhas lembra que devem ser tomadas as medidas de segurança necessárias. 

A médica infectologista do Hospital Bom Jesus, Fernanda Neves Rosa, destaca que ao sair de casa é preciso usar máscara de proteção; manter distância física de 2 metros; evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas; e levar álcool gel 70%. Além disso, é preciso evitar abraços, beijos e apertos de mão. Já ao chegar em casa, o recomendável é tirar os sapatos e as roupas e tomar um banho. Limpar a bolsa antes de guardá-la e higienizar o celular. Se tiver feito compras, deve-se limpar as embalagens. “A maneira mais eficaz de evitar a transmissão e com a higienização das mãos com frequência e mantendo o distanciamento social”, reforça a médica infectologista.

A secretaria de Saúde recomenda que a população siga as orientações do governo municipal e do Ministério da Saúde e não saia de casa sem necessidade, mantendo a restrição social. A colaboração de todos é importante para evitar a proliferação do coronavírus.

Call Center

Os sinais mais comuns da Covid-19 são febre, tosse e/ou dificuldade de respirar. Ao sentir os sintomas da doença, antes de procurar os serviços de saúde, ligue para os números de telefone 3732-1919 ou 3732-1948. Equipes da Secretaria de Saúde e profissionais da área, como médicos e enfermeiros, estão preparados para atender as ligações e orientar os pacientes.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 07/05/2020 - 13:34


Comente esta Notícia