Um médico plantonista que pertence ao corpo clínico do Hospital Bom Jesus, em Congonhas foi diagnosticado com Covid-19 na semana passada. A prefeitura de Congonhas postou uma nota em seu site dando detalhes do caso. O profissional encontra-se afastado das atividades e em isolamento social, já que não apresentou sintomas graves, não necessitando de internação. Caso não foi contabilizado no boletim epidemiológico de Congonhas, pois o profissional reside em Belo Horizonte, cidade o qual os órgãos competentes foram notificados.
Os profissionais de saúde e pacientes do Hospital Bom Jesus que tiveram contato com o médico estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica de Congonhas, seguindo os protocolos previstos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Até o dia 6 de maio, ninguém havia apresentado os sintomas, não tendo, portanto, diagnóstico positivo para a Covid-19 no município.
Dos sintomas ao teste de RT-PCR
Em 27 de abril, véspera do plantão semanal que o médico plantonista realiza no HBJ, ele apresentou e sintomas gripais leves. Apresentou-se para o trabalho, mantendo os devidos parâmetros de segurança, durante todo o expediente. Diante da piora do quadro gripal, no dia 30, o profissional realizou o exame RT-PCR em um laboratório particular de Belo Horizonte. O resultado positivo do teste foi comunicado à diretoria do Hospital Bom Jesus na sexta-feira, 1° de maio.
Foram tomadas as medidas necessárias para manutenção do serviço de urgência. Além disso, o protocolo de segurança dos profissionais de saúde e pacientes foi acionado. A Vigilância Epidemiológica de Congonhas fez o rastreio das pessoas que tiveram contato com o médico e, aqueles que não fizeram o uso adequado de equipamentos de proteção já encontram-se em isolamento. Até o momento, nenhum deles apresentaram sintomas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 06/05/2020 - 16:13