Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 23° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Política


Em carta enviada ao governador, Mário Marcus agradece a Romeu Zema pelas ações de retomada das obras do Hospital Regional de Lafaiete




 
O prefeito Mário Marcus encaminhou nesta semana um agradecimento ao governador do Estado, Romeu Zema, pelo anúncio feito sobre a retomada das obras e conclusão do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete.

 

Leia na íntegra o ofício enviado ao Governador:

 

“ Prezado Senhor,

Ao cumprimentá-lo cordialmente, dirigimo-nos a V. Excia. a fim de agradecer penhoradamente a inclusão do hospital regional de Conselheiro Lafaiete, como um dos quatro hospitais regionais que terão suas obras retomadas com recursos oriundos da empresa Vale S/A, como compensação da tragédia ocorrida no município de Brumadinho em janeiro de 2019.

 

A construção do hospital regional de Conselheiro Lafaiete foi iniciada em 2009, com recursos do Governo do Estado, está paralisada desde 2012 e, outros governos que passaram pelo Estado, não liberaram recursos para a retomada das obras.

 

A alvenaria está 90% concluída, necessitando de obras de acabamento, adequações e da aquisição de equipamentos necessários para o seu funcionamento.

 

A conclusão das obras desse hospital é de suma importância para a nossa região, muito carente de instalações adequadas para os atendimentos de saúde, já que os quatro pequenos hospitais existentes na cidade, três deles em estado de precariedade, foram construídos há mais de sessenta anos e contaram com pouquíssimas atualizações, tanto nas instalações quanto nos equipamentos.

 

A macrorregião de saúde Centro Sul é composta por 51 municípios, 04 microrregiões de saúde (Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São João Del Rei) com uma população total estimada em 790.973 habitantes (TCU 2019).

 

O cenário epidemiológico e assistencial, nas 04 microrregiões de saúde não estão, até o momento, com capacidade ampliada disponível para atender um pico de casos da Covid-19 e sequer para qualquer emergência futura na área assistencial da saúde.

 

A entrada em funcionamento desse hospital regional, vem de encontro às necessidades de bons atendimentos na área da saúde em nossa região, composta de 20 municípios e com população aproximada de 300.000 habitantes, bastante fragilizada em sua estrutura de saúde, fato este que estamos sentido na pele, no enfrentamento da pandemia do coronavírus.

 

Trata-se de uma luta que temos enfrentado desde o início da atual administração, juntamente com o nosso Deputado Glaycon Franco, que está nesta batalha desde que assumiu seu mandato de deputado estadual, esforço esse que foi coroado hoje pelo anúncio feito por V. Excia., em entrevista concedida à TV Minas, a qual encheu de esperança o povo de nossa região, o que pôde ser constatado através das inúmeras publicações nas redes sociais apoiando e ressaltando a importância da entrada em funcionamento desse hospital.

 

O Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, quando esteve em nossa cidade no mês de março último, a convite do deputado Glaycon Franco, percorreu as instalações do hospital e prometeu esforços no sentido do Estado atuar como parceiro do município na conclusão deste importante centro de saúde para atendimento a toda região, o que agora se consolida.

Por isso tudo Governador, o povo de Conselheiro Lafaiete e de toda a região do Campo das Vertentes e do Vale do Piranga agradece a V. Excia. pelo V. interesse na inclusão do referido hospital dentre as unidades que terão suas obras retomadas, nos colocando à disposição para, juntos, trabalharmos nas providências para que essa grande obra possa ser concluída e entregue para uso da nossa população.

 

Agradecidos com a relevante iniciativa, o povo de Lafaiete, por mim representado,envia votos de elevada estima e consideração aos anseios do nosso município.

 

Mário Marcus Leão Dutra

Prefeito Municipal “




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 30/04/2020 - 17:15


Comente esta Notícia