Em nota oficial, considerando a pandemia da Covid-19 (Coronavírus), as entidades representativas do comércio (Sindcomércio, Acias e CDL-CL), informaram que manterão as portas abertas, uma vez que não houve orientação da secretaria de Saúde do município para suspensão dos trabalhos. Segundo a pasta, a cidade ainda não possui nenhum caso confirmado. O Sindcomércio está em tratativas com os Sindcomerciários a fim de celebrar Convenção Coletiva específica flexibilizando aspectos trabalhistas. Sendo assim, fica determinado e feita as seguintes sugestões:
- A Consolidação das Leis de Trabalho permitem, em caso de força maior, a concessão de férias coletivas e também a licença remunerada em compensação posterior pelo empregado das horas não trabalhadas.
- É necessário evitar aglomerações nos estabelecimentos comerciais, inclusive com a limitação de clientes, se necessário. Uma sugestão é manter no máximo a metade do número de pessoas previsto anteriormente.
- Devem ser feitas escalas de trabalho, permitindo a entrada e saída dos funcionários em horários diferentes, evitando a concentração nos horários de pico, para auxiliar também a diminuição dos usuários do transporte público.
- Nesse sentido, sugerimos que as empresas alterem seus horários de abertura e fechamento, tendo como base, o horário de funcionamento anterior, sendo que aquelas que abrem às 7h, passem a fechar as 16h30, as que abrem às 8h, passem a abrir 8h30 e fechem as 18h e as que abrem às 9h, passem a abrir 10h e fechem às 19h30.
- Todos os funcionários devem ser orientados sobre os cuidados com a intensificação da higienização e sobre a adequada etiqueta social e respiratória.
O Sindcomércio, CDL-CL e Acias ainda informaram que continuarão em contato com o executivo municipal para a discussão de possíveis medidas relacionadas ao caso. Eventuais medidas ou decisões serão comunicadas imediatamente.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 19/03/2020 - 21:07