Entrevistar os irmãos Celso e Célia Camilo não foi uma tarefa fácil. Em meio a correria para administrar os negócios, encontrar um tempo e conciliar uma pausa na agenda dos empreendedores para que o bate-papo acontecesse foi uma missão quase impossível. Entretanto, ao comemorar 20 anos de atuação, data que deve ser comemorada e compartilhada junto ao público, conseguimos um espaço para conhecer um pouco dos bastidores da jornada e contar essa história com exclusividade para nossos leitores. Missão cumprida!
Sabemos que ter o privilégio de comemorar 20 anos à frente de uma empresa ou um negócio é tarefa para poucos. Não se conquista sozinho: exige certos talentos, resiliência, espírito de equipe e, acima de tudo, uma boa liderança. O Grupo Mais, representado pelos irmãos empreendedores Celso e Célia, chegou a este marco. Orgulhosos, eles contam um pouco da trajetória de sucesso que, em meio à muitas lutas, os fez conquistar um espaço de respeito no comércio de Lafaiete e região.
A história dos irmãos Camilo começou no fim de 1999, com a abertura da Millennium Boutique. Loja âncora do grupo, ela teve seu nome inspirado na virada do milênio. Celia Camilo, que mantém até hoje suas atividades em frente à Boutique, recorda os desafios vividos pela família em busca da concretização do sonho em ter o próprio negócio: “Viemos de uma família humilde e com raízes muito trabalhadoras. Desde pequenos, fomos ensinados sobre a importância de trabalhar com foco, persistência e honestidade. Embora a comemoração seja de 20 anos, nós sabemos que a luta começou muito antes de abrirmos a primeira porta”, recorda a empresária.
Com o passar dos anos, a Millennium foi conquistando espaço no comércio e cativando o coração dos clientes que, satisfeitos, retornavam à loja a cada nova ocasião, seja para efetuar suas compras ou para presentear amigos e familiares em datas comemorativas. “Em nossa caminhada, fizemos muitos clientes, mas, sobretudo, fizemos grandes amigos que confiaram seu estilo aos nossos produtos, que são originais das fabricantes mais importantes do mercado, gerando satisfação a cada compra. Isso é, de fato, o ponto mais alto do trabalho que desenvolvemos até aqui: o poder de se relacionar e ganhar sorrisos”, comenta Celso, que hoje ainda se dedica a diversos projetos na busca diária de fortalecimento do grupo.
Ao longo de duas décadas de trabalho, os irmãos inauguraram uma filial da Millennium em Congonhas; a Millennium Store, ampliando a estrutura da boutique; diversificaram seu público abrangendo o público jovem com a abertura da Território e formaram o Grupo Mais, a partir da inauguração das lojas Lollita e, recentemente, com a aquisição da BH Shoes, especializada em calçados, bolsas e acessórios de marcas famosas.
Orgulhosos e sempre motivados, os irmãos Camilo ainda mantêm os mesmos hábitos do início dos trabalhos: “Nosso dia começa bem cedo e não tem hora para [o expediente] acabar”, relatam. Celso ainda acrescenta o segredo para permanecerem tanto tempo em atividade. Ele afirma que a receita para permanecer em relevância em meio às oscilações no mercado, bem como nas mudanças de perfil e necessidade de consumo do consumidor, é não ter medo de sair na frente e investir em inovação. “Todos os dias, penso em como posso fazer para me aproximar ainda mais do cliente. Ao longo de nossa trajetória, temos comprovado que nossos clientes gostam de ser tratados e atendidos com carinho, cuidado, de forma personalizada. É fundamental conhecer o perfil e a história de cada cliente, pois as expectativas são sempre altas quando estamos falando de autoestima”, conclui.
Perguntados sobre os desafios que encontraram até hoje, Celso e Célia não hesitaram em responder sobre as dificuldades em empreender no nosso país: “Podemos dizer que desafios não faltaram em nossa história. Na verdade, tudo é complicado para o empreendedor. Na medida em que a empresa cresce, tendo um pouco mais de escala, as coisas ficam mais fáceis. A questão da credibilidade é muito séria para qualquer empreendimento prosperar. Para nós, abrir uma conta no banco era difícil, quem diria conseguir financiamento. Não tínhamos capital para fazer uma grande loja e ou para decorá-la como gostaríamos, não tínhamos crédito em bancos ou financeiras, não tínhamos verba para publicidade, mas isso não nos impediu de prosperar”. Célia ainda acrescenta que todas as economias foram utilizadas na primeira loja e que o sucesso se fez no boca a boca. Aos poucos, segurando os recursos que foram entrando, o negócio começou a caminhar: “As dificuldades nunca fizeram com que desistíssemos do nosso sonho, pelo contrário, acreditamos estar aqui, hoje, para contar nossa história justamente pelo fato de jamais termos desistido”.
Com olhos voltados para os próximos anos, os irmãos apontam o caminho que norteará o Grupo Mais: “Sabemos que oferecer produtos e serviços inovadores é apenas a metade do roteiro para o sucesso. Nosso futuro está cada vez mais nas mãos dos nossos colaboradores e acreditamos que eles ditarão os rumos. Outro fator importante que reforçamos está na importância em entender cada vez mais rápido como o consumidor nos vê. Saber onde ele está, como chegar até ele e, sobretudo, o que ele pensa sobre nós é fundamental para termos um relacionamento sólido com nossos clientes”.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 24/02/2020 - 16:51