Vai até o dia 30 de novembro a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Tendo como foco adultos jovens de 20 a 29 anos de idade, a iniciativa busca interromper a circulação do vírus e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país. Em Lafaiete, até 11 de novembro, foram notificados três casos suspeitos da doença. Dois foram descartados e um, confirmado por exames laboratoriais. Todos os pacientes se encontram recuperados, segundo informou a enfermeira Responsável Técnica da Imunização, Ana Paula de Castro Meireles Gonçalves.
A campanha será realizada de forma seletiva, apenas para as pessoas que não receberam as duas doses da vacina contendo o componente Sarampo no cartão de vacinas. Quem comprovar as duas doses da vacina não precisará se vacinar novamente. Em caso de dúvida, a orientação é procurar o posto de saúde mais próximo ou a Unidade Central de Vacinação para que o cartão seja avaliado. O Dia “D” de Mobilização Nacional acontecerá no sábado, 30 de novembro, das 8h às 17h.
Onde se vacinar
O município de Conselheiro Lafaiete estabeleceu uma estratégia diferenciada para a 2ª etapa da Campanha. Apenas alguns postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) estarão abertos no dia D, além da Unidade de Vacinação e uma tenda será montada na praça da Rodoviária, onde também estará acontecendo a campanha alusiva ao Dia Mundial de Combate à Aids. A estratégia foi estabelecida devido às boas coberturas vacinais e ao trabalho contínuo das equipes de saúde.
Confira os postos
que estarão em
funcionamento:
Albinopólis I
Arcádia/Morada do Sol
Bela Vista
Moinhos
Morro da Mina
Paulo VI
Progresso
Santa Cruz I
Santa Matilde II
São Dimas
São João I
São Judas Tadeu
Sion
Unidade Central de Vacinação
Praça da Rodoviária
O que é sarampo?
grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Fonte: http://www.saude.gov.br/
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 18/11/2019 - 18:06