Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 19° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Comunidade


Gerdau lança casa construída a partir de coprodutos da mineração

Desenvolvida em parceria com o centro de pesquisas da UFMG, construção integrará os equipamentos de educação ambiental do Programa Gerdau Germinar




Nesta terça-feira (15), a Gerdau lança em Ouro Branco, Minas Gerais, a primeira casa construída a partir de coprodutos da sua operação de mineração. Batizada de “Casa Sustentável”, a construção integrará os equipamentos de educação ambiental do Programa Gerdau Germinar, apresentando ao público novos conceitos de sustentabilidade aplicados à atividade minerária e ao conceito de economia circular na habitação – um dos novos territórios de investimento social da Gerdau.

 

A tecnologia pioneira, desenvolvida em parceria da Gerdau com o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) viabilizou a produção de blocos, argamassa e piso drenante, entre outros produtos de construção com rejeitos de minério de ferro, uma solução que pode transformar a gestão de resíduos da mineração no futuro. “Essa tecnologia oferece novas alternativas que ajudarão a tornar mais sustentável a atividade minerária. O reaproveitamento dos coprodutos, oriundos do beneficiamento do minério de ferro, está alinhado ao futuro da atividade no país, pois contribui para a diminuição da demanda por barragens e a criação de novas fontes de geração de renda para as empresas e as comunidades”, acredita o cientista.

 

Ao todo, cerca de 30 pessoas se dedicaram ao desenvolvimento da tecnologia e execução da obra. A casa de 48 m² e sete cômodos, seguiu os pré-requisitos do programa Federal Minha Casa Minha Vida, e é fruto de um projeto do premiado arquiteto Gustavo Penna, que buscou alternativas para combinar design e o melhor aproveitamento dos recursos naturais. “Esse projeto é feito de matéria e espírito. A possibilidade de dar novos significados, ecologicamente adequados, para os coprodutos inutilizados da mineração é o que tornam essa Casa tão singular. Ela é exemplo, ao mesmo tempo simples e potente, de um planejamento coordenado, que integra conhecimento atual de tecnologia sustentável, processos construtivos eficientes e uma arquitetura que otimiza o aproveitamento dos recursos naturais, gerando economia”, revela o arquiteto. Além disto, a Casa conta com sistemas ecologicamente corretos e que já estão acessíveis ao mercado, como aquecimento solar, a geração de energia, biodigestores, tanques de compostagem e captação de água pluvial.

 

Para Wendel Gomes, Diretor de Mineração e Matérias-Primas da Gerdau, a Casa Sustentável representa um avanço importante para os desafios da mineração no Brasil e no mundo. “A mineração é um setor importante para a economia nacional e a base de muitos produtos que estão presentes em nosso cotidiano. Por isso, nós desenvolvemos a atividade de forma responsável, buscando constantemente soluções que tornem sua gestão inteligente e sustentável. Essa iniciativa, ainda em modelo experimental, é a prova de que com investimento e tecnologia é possível transformar o que era desafio para o setor em novas oportunidades para as empresas e para a comunidade de uma forma geral”, avalia.

 

Educação ambiental

A partir de novembro, estudantes e pesquisadores poderão visitar a Casa Sustentável no Biocentro do Gerdau Germinar. O espaço será utilizado em abordagens de educação ambiental do programa, com o objetivo de apresentar na prática a relevância da mineração para o mundo contemporâneo e diversas tecnologias que podem ser adotadas em nossas casas, de forma as deixa-las mais sustentáveis. “Para nós, é uma alegria muito grande poder receber essa Casa Sustentável e torná-la um equipamento de educação ambiental. As pessoas ainda têm pouco conhecimento sobre a importância da mineração em nosso dia-a-dia e suas alternativas de gestão sustentável de resíduos. Abriremos as portas de uma nova experiência para eles, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes a respeito de seu papel no mundo”, revela Fernanda Montebrune, analista de desenvolvimento ambiental do Gerdau Germinar.

 

Com o objetivo de tornar a Casa Sustentável mais acessiva, foi criada uma versão de realidade aumentada, na qual os visitantes poderão interagir e aprender mais sobre os processos. Além disto, o visitante poderá levar um controle, que permite o acesso à Casa pela internet.

 

A visitação ao Gerdau Germinar tem finalidade educacional e é aberta às escolas e aos pesquisadores de todo o país. Os interessados em conhecer o espaço podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou perlo telefone (31) 3749-5800.

 

Sobre a Gerdau

Com 118 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com 33 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 13 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).? 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 15/10/2019 - 15:10


Comente esta Notícia