Cidades da região divulgaram na segunda-feira, dia 7 de outubro, o resultado das eleições para Conselho Tutelar, que ocorreram no domingo. Todas as pessoas com mais de 16 anos e com título regular e inscrição nas zonas eleitorais da cidade em que vivem podiam votar. Os conselheiros recebem remuneração, que varia de cidade para cidade. Eles assumem em 10 de janeiro de 2020 e terão mandato de 4 anos. É cabível a reeleição por vários mandatos. A eleição é organizada pelos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente, e fiscalizada pelo Ministério Público.
Eleição em Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco
Em Lafaiete, foram 14 candidatos na disputa. A lista foi divulgada pelo Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), após os postulantes passarem por avaliações de conhecimentos específicos sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, de informática e psicologia. Uma das iniciativas para que a população pudesse conhecer melhor as candidatas aconteceu na quinta-feira, dia 3. Foi promovido um debate entre as candidatas ao cargo. Foram 15 locais de votação, registrados 2.554 eleitores e contabilizados 5.847 votos. Já em Ouro Branco, foram 10 candidatos e cinco eleitos. Em Congonhas, 11 candidatos e cinco eleitos também.
Ocorrência em Lafaiete
A apuração dos votos demorou e terminou após as 23h, por conta de uma denúncia de coação. Segundo informações da Polícia Militar, uma mulher que exercia a função de membro da comissão de seleção do processo seletivo municipal para conselheiro tutelar, solicitou a presença dos militares na rua Honorina Baêta, no bairro São Sebastião (zona oeste) alegando que recebeu denúncias de que o proprietário de um veículo GM/ Corsa Wind, de cor vermelha, estaria, supostamente, buscando eleitores em casa e levando até à escola para votação. A solicitante informou, ainda, que presenciou duas eleitoras desembarcando do referido veículo e, quando questionadas pela solicitante, informaram que o proprietário do carro pediu para que elas votassem em uma das candidatas. Após diligências, o proprietário do veículo foi identificado como M.M.C.P.R., porém não foi localizado.
O outro lado
Em resposta ao ofício enviado por nossa Reportagem, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente informou que as ocorrências constam em análise pela Comissão Especial e CMDCA, conforme estabelecidos os prazos previstos na Resolução Editalícia nº 003/2019 e que serão divulgadas mais informações nos meios de divulgação oficiais da Prefeitura.
Confira a relação dos eleitos na região
Conselheiro Lafaiete
Adriana Henriques – 955 votos
Mara Cristina – 585 votos
Irene Gonçalves – 490 votos
Ana Paula Matos – 446 votos
Elizabete Zebral – 432 votos
Ouro Branco
Conceição Fátima Borges
Rozeli Borges Anselmo Barbosa
Dulce Auxiliadora da Silva
Loryete Mirian Ferreira
Manoel Luiz Zacarias
(Nossa Reportagem entrou em contato com o Conselho Tutelar, mas o número de votos não foi informado)
Congonhas
Fabrícia Aparecida Martins Veloso Delabrida - 722
Isabela Carolina de Oliveira - 496
Priscila Jaqueline Zebral de Andrade - 293
Maria de Fatima Vargas - 249 votos
Sheila Graciela Mendes Souza Lobo - 226 votos
Eleitas em Lafaiete
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 14/10/2019 - 15:03