Aquele colega que chega cedo na resenha, é bom de papo, bebe como um carro V8 e vai embora antes de pagar a conta, não é quem está te dando mais prejuízo no fim de tudo. É que, segundo dados divulgados pelas entidades do comércio, 43% do que você paga em uma garrafa de cerveja (e demais bebidas alcóolicas, é claro) são impostos. Ou seja, você paga a conta sozinho, mas é o governo, que nem foi convidado, quem bebe a maior parte. E se você acha que esse percentual é alto, saiba que há produtos e serviços com tributos ainda maiores, como os de higiene pessoal (46%), maquiagem (58%) e perfumaria (70%).
Na teoria, os R$90,93 que eu pago de impostos em cima de uma das minhas colônias favoritas (O Accordes Harmonia, O Boticário – R$129,90) deveriam retornar em benefícios para a sociedade. Mas não é isso que acontece. Em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14° que mais arrecada tributos e o último que melhor retorna o dinheiro para a sociedade. Exatamente por isso, os lojistas estão se organizando para fazer um protesto diferente: o Dia Livre de Impostos (DLI). A ideia é expressar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva, que limita o poder de consumo da população e freia o crescimento econômico do país.
30 de maio foi a data escolhida para a mobilização de 2019 e já tem gente em Lafaiete aderindo a essa iniciativa. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete (CDL-CL), Aloisio Rezende, a mobilização em torno da campanha tem crescido e muitos comerciantes deram sinal verde para a promoção: “Nossa meta é mobilizar o maior número de lojistas, transformando essa campanha numa luta contra o Impostossauro”. Ainda de acordo com Aloisio, o Dia Livre de Impostos promove a conscientização da população sobre as cargas tributárias pagas no país e a venda dos produtos isentos de impostos materializa essa conscientização.
Saiba mais
No Dia Livre de Impostos, os lojistas participantes vão comercializar seus produtos com descontos no valor que normalmente é consumido por taxas de tributação. A proposta do DLI é promover uma data de conscientização para a população sobre as altas cargas tributárias pagas no país. E como forma de materializar essa conscientização, todos os lojistas participantes comercializam produtos ou serviços isentos de impostos, arcando eles mesmos com os tributos descontados nesse dia. Assim conscientizam os consumidores quan- to ao real impacto dos impostos em suas vidas e aumentam o seu poder de consumo por um dia.
Para os comerciantes, ainda é possível aderir. Basta acessar o site do Dia Livre de Impostos (https://www.dialivredeimpostos.com.br/) e fazer sua inscrição. Após o cadastro, o lojista recebe acesso ao painel dos lojistas, onde encontra os materiais de comunicação para download, com as orientações para produção e divulgação para obter bons resultados. Então, confere o valor dos descontos para cada segmento na tabela de tributos encontrada no painel do lojista. O valor do desconto nos produtos escolhidos do seu segmento devem ser iguais aos da tabela, conforme seu negócio. No painel, o lojista acessa vídeos com dicas para preparar seus vendedores e fazer uma boa comunicação.
Produto / Serviço Carga tributária médio
Livros 15%
Estacionamento 16%
Outros Serviços 16%
Bebidas sem álcool 26%
Salão de beleza 26%
Academia 27%
Cama, mesa e banho 28%
Jóias / Relógios 30%
Cinema 30%
Vestuário 31%
Sapatos 31%
Remédios 31%
Papelaria 32%
Restaurantes 32%
Eletrodomésticos 34%
Brinquedos 34%
Óculos 34%
Bijuterias 34%
Chocolate 34%
Utensílios para o lar 37%
Celulares 40%
Bolsas e Malas 40%
Eletrônicos 43%
Bebida Alcoólica / Cigarros 43%
Higiene Pessoal 46%
Maquiagem 58%
Perfumaria 70%
Quem é o impostossauro?
O Impostossauro é o personagem que as instituições do comércio utilizam na campanha para representar o impacto negativo dos impostos sobre o poder de consumo e o crescimento econômico do país. Ultrapassado e agressivo, ele é capaz de devorar nosso dinheiro em uma só mordida. Ele é o vilão na história. E é por isso que, no Dia Livre de Impostos, ele será preso bem longe, onde não vai poder aterrorizar ninguém.
Participantes
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete (CDL-CL) informou que até o momento já aderiram à iniciativa os seguintes estabelecimentos:
Manipullar
Opção Acabamentos
Posto Pop
Bella Hair
Avenida Car
Bazar Esperança
Esporte Mania
Drogaria Araújo
Ferraz Training Academia
Differenza Modas
Sketch Men’s Collection
Baratão dos Pisos
Decalke Adesivos e Suprimentos
Serviço
Dia Livre de Impostos
Data: 30 de maio
Informações:?CDL-CL
Endereço: Dias de Souza, 255, Lourdes.
Telefone: (31) 3769-6900
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 29/05/2019 - 09:00