Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 18° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,083
Nayara Costa


O que você precisa saber sobre suplementação de vitaminas infantis!



O nosso organismo necessita diariamente de diversas vitaminas para se desenvolver de maneira saudável. Agora, imagina o organismo dos bebês que estão adquirindo imunidade, proteção e desenvolvimento dia após dia. Na coluna de hoje vou explicar um pouco mais sobre a importância das primeiras suplementações vitamínicas para os bebês, claro, desde que orientado pelo pediatra!

Grande parte das vitaminas e minerais de que as crianças precisam já é garantida por meio da alimentação. Crianças saudáveis, em aleitamento materno exclusivo, não precisam de suplementação de rotina. Existem apenas algumas exceções, no Brasil, as suplementações de vitamina D, vitamina A e ferro, por exemplo, são indicadas para todas as crianças nos primeiros dois anos de vida.

Se um baixo consumo de nutrientes faz mal à saúde, o contrário também é válido. Por isso mesmo, é fundamental fazer o uso de suplementos apenas com acompanhamento e indicação médica.

Alguns suplementos utilizados por bebês e crianças são:

Vitamina D

O leite materno é riquíssimo em nutrientes e vitaminas, mas, sozinho, ele não é capaz de oferecer a quantidade de vitamina D que o organismo precisa. Por isso mesmo, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica que todas as crianças, sem exceção, façam a suplementação de vitamina D diariamente nos primeiros dois anos de vida.

Ferro

Também é uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde: todos os bebês devem tomar suplementos de ferro dos 6 meses aos 2 anos, em doses que variam de acordo com o peso da criança. 

Probióticos

Os probióticos são "microorganismos do bem" que vivem no intestino e ajudam a digestão e o sistema imunológico. Eles se alojam lá nos primeiros meses de vida, por meio do leite materno e da dieta, mas podem se perder com o passar do tempo e alterar a flora intestinal. Em casos como esses a suplementação de probióticos na infância é recomendada.

Bom, espero que você tenha entendido um pouco sobre a suplementação infantil. E lembre-se: nada de automedicar o seu filho! Tudo deve ser repassado e orientado por um pediatra e administrado na dosagem certa!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 19/04/2024

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna