Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 18° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,083
Nayara Costa


Você sabia que o excesso de carboidratos pode ser prejudicial à saúde?



 

Carboidratos são macronutrientes de fundamental importância ao nosso organismo, pois sãos eles que fornecem energia para todas as nossas células, processos metabólicos e para todas as nossas atividades. Mas, você sabia que o excesso deles ou a sua falta podem contribuir para distúrbios negativos no organismo? É justamente sobre isso que vou falar um pouco mais na coluna de hoje.

Os carboidratos são divididos em: Carboidratos Simples (polissacarídeos e dissacarídeos) e Carboidratos Complexos (monossacarídeos). Os alimentos ricos em carboidratos simples são considerados os de sabor mais doce. Este tipo de carboidrato não precisa de muito tempo para ser digerido pelo organismo e, por isso, é rapidamente absorvido, produzindo energia logo após a sua ingestão, aumentando, assim, a glicose na corrente sanguínea.
Se for um momento de necessidade de muita energia como, por exemplo, uma atividade física, isso é bom. Porém, se esta energia não for “queimada” rapidamente, ela se transformará em gordura para que seja armazenada, o que, em excesso, pode ser prejudicial.

Os alimentos ricos em carboidratos complexos são mais nutritivos por possuírem uma maior quantidade de vitaminas, minerais e fibras. Eles são digeridos lentamente pelo organismo, liberando energia de forma gradual. Após sua ingestão, há um prolongado e leve aumento nos níveis de glicose na corrente sanguínea, promovendo saciedade por mais tempo.
O mais recomendado é dar preferência para carboidratos complexos. Devido sua absorção mais lenta, a sensação de saciedade é maior e a produção de energia mais duradoura.

Consumo em excesso ou baixo

Os impactos do consumo excessivo de carboidratos são muitos e um deles é o aumento da constante sensação de cansaço ocasionada pelo excesso de glicose no sangue. O aumento da glicemia leva ao aumento da liberação de insulina. Desta forma, os altos níveis de glicose do consumo excessivo de carboidratos tornam difícil o trabalho da insulina de processá-la.

O resultado é a falta energia para realizar as atividades do dia a dia. Além disso, o alimento estimula a resistência insulínica, concentrando a glicose no sangue. O consumo exagerado também pode contribuir para a elevação de peso e da gordura corporal.

Carboidratos consumidos em quantidade insuficiente podem resultar em hipoglicemia, irritabilidade, emagrecimento exagerado, desnutrição, fadiga, depressão, etc.

E aí, gostaram da coluna de hoje? A quantidade de carboidratos, tanto o excesso quanto a falta, são prejudiciais à saúde, logo, vale reforçar que é de fundamental importância manter um acompanhamento nutricional com profissionais capacitados e preparados para a realização de uma dieta equilibrada.

Um abraço e até semana que vem!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 14/12/2023

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna