Vamos falar de um problema nos pets que é bastante comum na clínica veterinária: a lágrima ácida. O nome sugere algo muito ruim e assustador, mas não é para o tutor ficar apavorado, a lágrima ácida é o resultado do acúmulo de líquido na região dos olhos tanto dos cães, quanto dos gatos.
Isso se deve a uma falha no canal lacrimal dos animais que não consegue drenar as lágrimas. Dessa maneira, as secreções oculares dos cães e gatos acabam vazando e se acumulando abaixo dos olhos. Esse acúmulo fica perceptível por conta da cor escura e amarronzada nos pêlos e do odor desagradável. As substâncias responsáveis por essa cor e cheiro são as porfirinas e catecolaminas, que surgem a partir da degradação das hemácias (glóbulos vermelhos).
Ao contrário do que muita gente acredita, as lágrimas ácidas não têm relação com o choro dos pets. Os cães e gatos manifestam o choro não por meio de lágrimas, mas sim através de sons agudos e persistentes.
Nos cães, a lágrima ácida é também conhecida como cromodacriorreia. A causa pode estar relacionada à obstrução do canal lacrimal, bem como de uma alimentação pobre em nutrientes. Por isso, é importante observar como o seu pet tem se alimentado e se hidratando. A escolha da ração também é um diferencial, pois no mercado existem, atualmente, muitas opções que colaboram para a melhoria do problema.
As principais causas que podemos citar para o surgimento da lágrima ácida são: irritação nos olhos, pálpebras mal posicionadas, excesso de produção de lágrimas, alteração na anatomia do canal lacrimal, obstrução parcial ou total do canal, excesso de pêlos, tártaro nos dentes, deficiência ou excesso de vitaminas e minerais, excesso de carne vermelha e de ferro no organismo.
O tratamento da lágrima ácida consiste no uso de antibióticos, no ajustamento da nutrição animal e no cuidado com a higienização. Por isso, durante a limpeza do local use sempre materiais limpos, macios e descartáveis como gazes embebidas de soro fisiológico. Faça isso pelo menos duas vezes ao dia. É necessário após a limpeza secar bem a região para não ter efeito negativo sobre o tratamento.
Além disso, o ato de massagear a região lateral dos olhos dos animais colabora na desobstrução do canal da lágrima e pode gerar uma melhora gradual do quadro do pet.
Na dúvida, converse sempre com o médico veterinário da sua confiança, afinal cada caso apresenta suas particularidades.
Crédito da foto: Wirestock no Freepik
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 02/12/2023
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 / [email protected]