Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 21° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,813 Euro agora: R$ 6,053
Cuide bem do seu Pet


Outubro Rosa Pet: prevenção e tratamento ao câncer de mama



 

O Outubro Rosa Pet é uma das campanhas mais fortes no calendário da medicina veterinária. E isso tem uma motivação relevante. Estudos mostram que, em cadelas que já tenham pré-disposição a desenvolver algum tipo de tumor, os cânceres de mama podem ter uma ocorrência de 45% a 50%. Já em gatas, a incidência é um pouco menor, de 20% a 30%. O que não significa um número baixo.

A campanha do Outubro Rosa Pet tem como objetivo a prevenção dos tumores mamários em cadelas e gatas. E entre as medidas preventivas mais eficientes está a palpação ao longo das cadeias mamárias das pets. Esse cuidado rotineiro ajuda a identificar qualquer aumento de volume ou presença de algum nódulo na mama. O que pode servir como alerta para os tutores levarem os animais ao médico veterinário para uma avaliação clínica.

Quanto mais cedo o diagnóstico mais precoce será o tratamento da lesão, melhorando o prognóstico da paciente, com possibilidade de cura total do tumor.
A castração também é uma forma de prevenir os cânceres de mama. O ideal é castrar as cadelas e gatas entre o primeiro e segundo cio, evitando, portanto, o uso de hormônios para coibir cios. Pesquisas revelam a associação entre o desenvolvimento de tumores benignos e malignos em gatas e de carcinomas mamários em cadelas após o uso de progestágenos e estrógenos-progestágenos.

Fatores como idade, obesidade, raça e estilo de vida do animal também podem contribuir para aumentar a chance das pets desenvolverem os tumores de mama. Por isso, o acompanhamento regular do animal de estimação por meio da alimentação balanceada, da atividade física e dos check-ups com médico veterinário torna-se essencial para longevidade dos peludos.

Nos casos em que a doença já foi diagnosticada existem várias linhas de tratamento. A cirurgia é uma delas e é muito importante para retirar o tumor. Já nas situações em que os tumores são malignos e agressivos, é necessário tanto a cirurgia quanto à realização de quimioterapia no pós-operatório. A quimioterapia tem a função de um tratamento complementar e busca ajudar no prognóstico da doença.
A radioterapia também é uma linha de tratamento, mas ocorre principalmente quando os cânceres são inoperáveis. As terapias integrativas também podem gerar bem-estar e recuperação mais rápida para as pets. A acupuntura, por exemplo, pode estar associada a essas linhas de tratamento.

O câncer de mama em nossos amigos de 4 patas tem cura, graças a muita pesquisa e estudo sobre o tema. Mas, como sempre destacamos por aqui a prevenção é o caminho mais seguro e menos doloroso para o seu animal de estimação. Divulgue a campanha do Outubro Rosa Pet e vamos ajudar a espalhar boa informação por aí!

A campanha do Outubro Rosa Pet tem como objetivo a prevenção dos tumores mamários em cadelas e gatas

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 13/10/2023

Hospital Veterinário São Francisco
Jean


Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.

Mais informações: (31) 3721-1530 / [email protected]



Comente esta Coluna

Av. Telésforo Cândido de Resende, 881, sala 501 - Conselheiro Lafaiete - MG - CEP 36.400-056 | (31)3763-5987