Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 18° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,083
Graziele Mendes


Barriga estufada e distendida, saiba como solucionar o problema



 

Nosso corpo dá sinais o tempo todo, um sinal de que algo não esta indo bem é o estufamento abdominal, que geralmente gera desconforto e é  preditivo de má digestão. Existe um ato simples é capaz de solucionar esse problema, estamos falando da mastigação.

 A mastigação é primordial para digestão, ingerir um alimento mal mastigado atrapalha o processo de digestão, pois ao engolir é indispensável que os alimentos estejam na consistência pastosa. A digestão tem inicio pela boca através da mastigação. Sabemos que o uso de telas como celular e tv, além da correria do dia a dia favorece a ingestão alimentar mais rápida, consequentemente mastigando menos e atrapalhando além da digestão a saciedade, favorecendo o ganho de peso pois, quanto mais se mastiga libera o hormônio da saciedade, evitando o excesso alimentar que pode sobrecarregar o sistema digestivo e gerar a sensação de barriga estufada.

Sem uma mastigação conforme o ideal pode trazer prejuízos como: distensão abdominal visto  que, comer rapidamente pode gerar ingestão de ar que se acumula no sistema gastrointestinal causando inchaço abdominal, azia, má digestão, gases, prisão de ventre, refluxos. Por outro lado mastigar bem os alimentos facilita a quebra de nutrientes em pedaços menores;  reduz o estresse no sistema digestivo, consequentemente evita desconforto como azia e má digestão; auxilia a absorção dos nutrientes no intestino.

Diante disso, é ideal saborear a refeição praticando a mastigação consciente, aprecie o aroma, a textura, tenha paciência e atenção. Ações simples podem gerar um grande resultado!.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 25/09/2023

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

[email protected]
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna