Nas últimas semanas, falamos sobre a Febre Maculosa, uma zoonose que, infelizmente, tem feito vítimas fatais. As zoonoses são doenças infecciosas que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos. Elas representam uma preocupação significativa para a saúde pública, pois podem causar problemas sanitários graves com descontrole de vetores e mortes de pessoas e animais de estimação e de grande porte.
O "Julho Dourado" é uma campanha de conscientização que tem como objetivo promover a prevenção e o combate às zoonoses. Os focos de ação mais importantes da campanha são a conscientização, as medidas preventivas e a educação da população.
No caso da conscientização, é sempre importante lembrar dos fatores que evitam a propagação dessas doenças, através da veiculação de informações sobre higiene, vacinação, controle de vetores transmissores de doenças e os cuidados adequados que se deve ter com os animais de estimação.
Já, a prevenção é essencial pois ela trata diretamente do controle das zoonoses. As práticas de prevenção incluem: a necessidade de sempre lavarmos as mãos, de desparasitar os animais com antipulgas e carrapatos, de estarmos atentos ao calendário vacinal dos pets e dos humanos (adultos e crianças) e estar em dia com a saúde dos familiares e dos pets da casa. Os animais de estimação dessa maneira precisam de consultas e check-ups para que qualquer problema possa também ser identificado precocemente.
A campanha oferece ainda oportunidades de educação para profissionais de saúde, veterinários, estudantes e o público em geral. Afinal, ao unir esforços, é possível promover ações conjuntas de vigilância, prevenção e controle de zoonoses, garantindo uma abordagem mais abrangente e eficaz no combate a tais doenças.
As zoonoses mais comuns no Brasil são: brucelose, raiva, salmonelose, listeriose, tuberculose, toxoplasmose, leptospirose, sarna, hidatidose, larva migrans cutânea (bicho geográfico), febre amarela, dengue, tifo, malária e Doença de Chagas. Em um único artigo, não seria possível explicar cada uma delas, mas para fins de conhecimento, acreditamos que ao citá-las estamos contribuindo para a divulgação da campanha.
Afinal, o Julho Dourado busca reduzir o impacto dessas doenças na saúde pública e promover um ambiente mais seguro para humanos e animais, a fim de criarmos uma ação conjunta para todo o ecossistema: meio ambiente, seres humanos e os animais.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 14/07/2023
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 / [email protected]