Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 21° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,061
Cuide bem do seu Pet


Piometra: entenda a doença que atinge gatas e cadelas



Saúde de gatas e cadelas merece uma atenção especial dos tutores

Na semana da mulher, vamos falar sobre um tema muito importante para a saúde de gatas e cadelas, conhecida na clínica veterinária como piometra ou complexo Hiperplasia Endometrial Cística. Tal doença acomete o trato reprodutivo das fêmeas por conta de uma infecção bacteriana presente no endométrio. Normalmente, ela pode ser caracterizada pelo excessivo acúmulo de pus na cavidade ou lúmen uterino.

As vítimas dessa afecção são as fêmeas não castradas, ou, as que foram castradas de forma incorreta ou incompleta. As cadelas e gatas mais idosas também são mais propensas à doença, contudo, as mais jovens também podem apresentar o problema, principalmente, pelo uso indevido de anticoncepcional para a prevenção da gravidez.

A causa mais comum da piometra se deve ao agente infeccioso Escherichia Coli, que é também o responsável pelos sintomas e complicações da doença, como lesões renais, hemorragias, choque séptico e outros. A piometra é preocupante e quase sempre se manifesta de forma grave.

Outros fatores de causa da doença, além da Escherichia Coli, são: uso dos anticoncepcionais, que geram a hiperplasia cística, bem como a hiperplasia mamária; a interrupção natural ou farmacológica da gestação; a pseudociese, co­nhecida como gravidez psicológica; ovários policísticos ou presença de cistos nos ovários e baixa imunidade.

Os sintomas são bem variados. As fêmeas podem apresentar, febre, apatia, depressão, falta de apetite, diarreia, barriga aumentada, vômito e aumento na ingestão de água. A infecção, se não for tratada, gera forte desidratação, choque e até óbito.

O tratamento em grande parte das vezes é cirúrgico, com a retida do útero e ovários contaminados. Em casos raros, pode ser realizado um tratamento medicamentoso, mas neste caso pode ocorrer recidiva da doença. 

A melhor forma de prevenção para a sua pet é a castração. Além de prevenir as sucessivas gestações, ela protege gatas e cadelas da piometra e também de outras alterações, como hemometra (acúmulo de sangue no interior do útero), hidrometra (acúmulo de líquido não contaminado) e tumores.

Qualquer informação necessária sobre a castração, procure um médico veterinário da sua confiança para tirar dúvidas e compreender como são realizadas a cirurgia, os exames pré-operatórios e os cuidados com sua pet, antes e depois do procedimento. A piometra é grave e pode gerar muitas complicações para a saúde e desenvolvimento da sua melhor amiga. Não deixe isso acontecer!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 19/03/2023

Hospital Veterinário São Francisco
Jean


Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.

Mais informações: (31) 3721-1530 / [email protected]



Comente esta Coluna

Av. Telésforo Cândido de Resende, 881, sala 501 - Conselheiro Lafaiete - MG - CEP 36.400-056 | (31)3763-5987