Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 19° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,050
Cuide bem do seu Pet


Entenda por que os cães mordem



A coluna desta semana traz um assunto que está diretamente relacionado à rotina dos pets e a nossa. Afinal, muitas pessoas têm medo de cães ou gatos. Dos cães, pelas mordidas e, dos gatos, pelas unhadas. É importante explicar, já no início deste artigo, que os animais reagem dessa maneira por medo ou por que estão descontentes com alguma situação.
Diferentemente do argumento de algumas pessoas, que de­fendem que os cães possam ser maus ou terem um instinto as­sas­sino, os cães em situações de estresse ou possível ameaça po­dem morder até mesmo outros animais. E não tenham dúvida, todas as raças de cães podem atacar, sejam de grande ou pequeno porte.
Os principais motivos para um cão atacar e morder são: proteger a comida, defender o seu território (entenda-se espaço, casa, lu­gar onde fica normalmente), por razão da dor (animais doentes ou machucados), defender seus filhotes, se não for socializado e ser mantido preso e com pou­co contato humano ou afetivo.
Todas essas razões, quando comparadas às atitudes que poderíamos ter como seres humanos, são bem compreensíveis. Mas, é possível evitar esse tipo de incidente, que geralmente traumatizam crianças e adultos. Separamos algumas informações sobre como se prevenir de uma mordida de cachorro.
Primeiramente, não incomode o cão, quando ele estiver comendo, amamentando ou brincando. Isso vale também nos casos dele estar atrás de grades ou portões, dentro de carros, dormindo ou doente. Segundo, se você perceber que o animal está com medo (colocam o rabo entre as pernas ou tentam escapar) ou bravo (costumam mostrar os dentes) mantenha-se afastado.
E, terceiro, cães desconhecidos não devem ser tocados ou abordados por você. Outra situação que pode ocorrer com cães desconhecidos é ele se aproximar e tentar interagir. Se o mesmo demonstrar raiva e agressividade, fique calmo. Mantenha-se imóvel, caso esteja em pé, se tiver deitado ou cair no chão, fique em posição fetal, cobrindo rosto e o abdômen. Nunca grite e nem olhe nos olhos do animal. Essas atitudes fazem o cão perder o interesse por você e parar o ataque.
O comportamento dos animais é reflexo de uma boa socialização, que compreende estímulos já nos três primeiros meses de vida do cãozinho. Por isso, incluir atividades como passeios, contatos com sons, animais de idades variadas e pessoas diferentes contribuem e muito com a boa adaptação do seu pet às distintas situações no seu dia a dia.
Se tiver qualquer dúvida com relação ao comportamento do seu pet, procure sempre o médico veterinário de sua confiança. O seu pet agradece e a comunidade também.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 04/03/2023

Hospital Veterinário São Francisco
Jean


Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.

Mais informações: (31) 3721-1530 / [email protected]



Comente esta Coluna

Av. Telésforo Cândido de Resende, 881, sala 501 - Conselheiro Lafaiete - MG - CEP 36.400-056 | (31)3763-5987