Devido a uma rotina cada vez mais complexa e agitada, o estresse, infelizmente, acaba se tornando uma realidade em nossas vidas, e isso não é nada bom. Já existem estudos que o relacionam com as dores musculares que acabam trazendo transtornos ainda maiores para nossa saúde. Na coluna de hoje, vou falar um pouco mais sobre o assunto e sobre como amenizar essa situação.
Você já ouviu falar que o estresse pode agravar nossas dores? Saiba que isto realmente pode acontecer. Quando estamos estressados, podemos ter sensações muito além da realidade. Principalmente no caso das dores musculares, que podem se agravar devido a estas sensações. Nervosismo, tensão, excesso de trabalho e pressão são apenas alguns dos fatores que podem deixar nosso corpo “moído”.
Podemos dizer que tudo começa na nossa mente: preocupações, ansiedade e outros fatores causam no organismo uma reação física mediada por substâncias como a adrenalina, o que desencadeia sinais no corpo como: suor excessivo, batimentos cardíacos acelerados, pressão arterial aumentada, dor de cabeça e tensão muscular. A falta de relaxamento pode contribuir para o desenvolvimento de distúrbios musculoesqueléticos.
Como lidar com os sintomas?
O tratamento da tensão muscular não é, em geral, complexo e pode envolver diversas abordagens, como acupuntura, massagens, manipulados e exercícios. No entanto, é necessário lidar com a causa primária da tensão, no caso, o estresse. Por isso, é importante buscar maneiras efetivas de aliviar os efeitos que um cotidiano exaustivo pode ter. Procure tirar um tempo só para você, dar uma pausa nas atividades e manter uma rotina de sono adequada: isso já ajudará bastante.
Atividades físicas também ajudam a eliminar os sintomas, bem como uma alimentação regular ou, se necessário, o uso de suplementos vitamínicos. Há estudos que comprovam que a falta de nutrientes, como a Vitamina B12 e o Magnésio, podem afetar a produção de Serotonina e Dopamina, causando mais ansiedade e, consequentemente, o estresse.
Em casos extremos de dores e tensões musculares, não deixe de procurar por ajuda médica. Os profissionais de saúde podem solicitar exames ou medicamentos específicos (manipulados ou não) para o controle da dor e do seu causador.
Espero que você tenha gostado da coluna dessa semana. Um abraço e até a próxima!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 05/09/2022