Não tem nada pior do que uma noite mal dormida, não é mesmo? Se isso pode acarretar em diversos transtornos no dia seguinte, imagina quando as noites com a falta de sono se tornam frequentes. Os reflexos na saúde são inúmeros. Por isso, na coluna de hoje, vou dar algumas dicas de como podemos melhorar a qualidade do nosso sono.
Aquela história de ir dormir tarde e acordar bem cedinho no dia seguinte não é nem um pouco saudável. Um dia ou outro, tudo bem, o problema é quando isso se torna rotina. Aí, além de prejudicar a qualidade do sono, a consequência pode refletir na saúde física, cognitiva e emocional.
Uma noite bem dormida pode reduzir o risco de obesidade e hipertensão, além de proteger contra o declínio cognitivo relacionado às demências. Um sono reparador também tem sido associado à diminuição das taxas de depressão.
Segundo dados da Associated Professional Sleep Societies (Associação Profissional das Sociedades do Sono), dedicada às pesquisas relacionadas ao tema em todo mundo, a insônia faz parte da rotina de 10,2 a 40% da população mundial. No Brasil, o problema acomete cerca de 40% da população, segundo dados do Instituto do Sono. Por isso, listei algumas dicas de como podemos melhorar a nossa rotina diária para melhorar a qualidade do sono:
1. Dormir de 7 a 8 horas é o ideal para um sono reparador, levando a uma boa disposição
durante o dia.
2. Dê preferência a uma dieta balanceada, com alimentos leves e de fácil digestão no período
da noite.
3. Durma no escuro. Abajur ou TV ligada atrapalham na hora de dormir, pois a luminosidade e o barulho dos aparelhos oferecem estímulos que atrapalham o início, a qualidade e a duração do sono. O mesmo vale para o hábito de ficar no celular já na cama, antes de dormir.
4. Um banho morno e relaxante pode ajudar a preparar o corpo para dormir.
5. Mantenha uma rotina de sono e vá para a cama na mesma hora todas as noites, incluindo
fins de semana.
6. Bebidas que contêm cafeína (como café, chás e chocolates) devem ser evitadas algumas horas antes de dormir, já que possuem efeito estimulante. Bebidas alcoólicas também estão na lista das que devem ser evitadas antes de ir para a cama, pois o álcool pode causar desconforto no estômago e fazer com que as pessoas acordem algumas vezes para urinar.
Se achar necessário, procure por ajuda de especialistas para melhorar a qualidade do seu sono ou tratar os distúrbios causados no organismo devido às noites mal dormidas.
Espero que tenha gostado da coluna de hoje, um abraço e até semana que vem!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 01/09/2022