Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 22° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,816 Euro agora: R$ 6,048
Nayara Costa


Como o colágeno atua na nossa pele?



 

Quantas vezes você já ouviu falar por aí sobre o quanto o colágeno é importante para a pele? Se você nunca entendeu muito bem sua fama ou quer saber mais sobre o tema, fique ligada na coluna da hoje!

O colágeno é uma proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele, representando cerca de 70% de toda a proteína presente nela e 30% do nosso corpo. Ele é produzido naturalmente pelo organismo, mas, com o passar dos anos, essa produção tende a diminuir.

A falta de colágeno causa flacidez, perda de elasticidade na pele, rugas, linhas de expressão, estrias e outros problemas. Mas, calma, há maneiras de estimular e preservar a produção de colágeno no corpo. Uma delas é através da alimentação, comendo alimentos ricos em lisina, (carne, aves, ovos, tofu), ômega 3 (peixes, chia, linhaça, abacate), enxofre (alho, ovos, pepino), vitamina A (vegetais de cor verde, vermelha, laranja ou amarela), vitamina C (frutas cítricas) e licopeno (tomate, beterraba, melancia).

Outra forma de manter a produção de colágeno ativa é por meio de suplementos alimentares. Entre os chamados nutricosméticos, está o Colágeno Hidrolisado. Ele contém 20 tipos de aminoácidos, sais minerais e vitaminas (com destaque para a vitamina C). Esse tipo é produzido em pó, ou seja, livre de qualquer tipo de água (hidrólise é a quebra de substâncias com perda de água).

Esta proteína tem um tamanho mínimo, ideal para que o corpo consiga absorvê-la rapidamente. A partir daí, ocorre o mesmo processo natural: o colágeno entra em contato com a água e passa a fazer parte da estrutura dos tecidos.

Gostou de saber o que é colágeno e para que ele serve? Espero que sim! Um abraço e até a próxima semana.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 13/06/2022

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna