Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 22° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,809 Euro agora: R$ 6,039
Nayara Costa


O que causa as temíveis celulites?



 

Caracterizada pelo aspecto ondulado da pele tipo “casca de laranja” em algumas áreas do corpo, a celulite afeta cerca de 95% das mulheres. Apesar de não ser considerada uma doença, é uma preocupação estética para o público feminino. Mas, você sabe como as celulites são formadas e como combatê-las? Esse é o tema da coluna de hoje. Confira!

Causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, a celulite é uma inflamação no tecido celular. Cientificamente conhecida como Lipodistrofia Ginóide (LDG), a celulite causa um aspecto “ondulado” na pele em áreas como nádegas, coxas e até braços.

E não tem uma causa específica para seu aparecimento. A genética pode estar relacionada, mas, sexo, etnia, biotipo, distribuição de gordura, peso, flacidez cutânea, sedentarismo, alterações circulatórias, problemas hormonais, má alimentação e até o stress, podem levar ao desenvolvimento do quadro.

Existem quatro graus para a celulite:

Grau 1: sem ondulações ou irregularidades. Ao comprimir a pele, surgem pequenas ondulações e “furinhos”.
Grau 2: ondulações e “furinhos” já são percebidos sem comprimir a pele.
Grau 3: nódulos claramente perceptíveis.
Grau 4: vários nódulos, celulite “dura”. Há inchaço, comprometimento da circulação sanguínea de retorno, pele com aspecto acolchoado.

Como prevenir ou tratar

A melhor forma de prevenir a celulite é ter hábitos saudáveis, como alimentação rica em proteínas, fibras e em alimentos que promovam uma maior firmeza da pele. Ingerir bastante água, parar de fumar, exercitar-se e manter-se no peso ideal também são outros meios de prevenir o surgimento das celulites.

Além disso, usar cremes que melhorem a circulação, a drenagem de líquidos e a flacidez da pele também são excelentes linhas de tratamento. Procedimentos como drenagem linfática, radiação infravermelha e radiofrequência também podem ser indicados por um dermatologista ou esteticista.

E aí, gostaram da coluna de hoje? Um abraço e até semana que vem!

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 09/06/2022

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna