As primeiras Farmácias de Manipulação surgiram no Brasil no século XVI. Nessa época, os estabelecimentos responsáveis pela manipulação e fornecimento de medicamentos eram as boticas. Porém, com a chegada da Família Real portuguesa e através do estímulo ao ensino da medicina e da farmácia no Brasil, houve a profissionalização da área e, até hoje, esse setor segue em constante aperfeiçoamento.
Mas, afinal de contas, o que é uma Farmácia de Manipulação? Como manipular medicamentos é possível? Qual a diferença entre eles e os remédios que compramos em uma drogaria? É justamente sobre estas questões que vou falar um pouco melhor na coluna de hoje.
Respondendo ao primeiro questionamento, trata-se de um estabelecimento de saúde onde fórmulas medicamentosas são manipuladas e preparadas de forma personalizada para cada cliente, seguindo as receitas prescritas por profissionais da área da saúde.
Nele, são produzidos praticamente todos os tipos de medicamentos: dermocosméticos, suplementos, associações de substâncias e medicamentos já não produzidos pela indústria farmacêutica. Além disso, também podem mudar a forma farmacêutica como, por exemplo, transformar de pó para solução, de solução para creme e, assim, produzir tanto cápsulas, quanto soluções, géis, cremes e injetáveis.
Assim, pensando em atender as especificações individuais de cada um, as Farmácias de Manipulação fazem produtos personalizados. Esta é uma das diferenças entre elas e as drogarias convencionais. O relacionamento com seus clientes é muito mais próximo e individualizado.
BENEFÍCIOS
Dentre seus benefícios, destacam-se:
A dose certa para a pessoa certa - A fórmula manipulada é prescrita de forma individualizada na quantidade e dosagem exata para cada paciente, evitando sobras ao final do tratamento.
Economia e preservação do meio ambiente - O produto manipulado é prescrito na quantidade e na dosagem exatas para o seu tratamento, evitando desperdícios e o descarte de resíduos que contaminem o meio ambiente.
Medicamentos não disponíveis - Caso o medicamento industrializado que o cliente precise não exista mais na drogaria, se a Farmácia de Manipulação tiver a matéria-prima, com prescrição, ela poderá manipular a fórmula para tratamento.
Associação de Medicamentos - Outro diferencial é a possibilidade de associação de vários ativos na mesma fórmula, favorecendo a aderência do paciente ao tratamento, minimizando a quantidade de medicamentos a serem ingeridos ao dia.
Gostaram de saber um pouco mais sobre o que é e o que faz uma Farmácia de Manipulação? Sem a menor sombra de dúvidas, trabalhamos em prol de uma única missão: o bem-estar e a saúde das pessoas.
Um abraço e até semana que vem!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 28/01/2022