Profissionais da Construção Civil estão expostos diariamente a inúmeras substâncias e perigos que podem causar problemas futuros e, assim como nos diversos setores, necessitam atenção. As normas regulamentaras 8 e 18 tratam sobre os requisitos mínimos e das condições de trabalhos na Construção Civil e edificações.
Desta forma é sempre bom lembrar ser de suma importância a consultoria de um profissional de segurança do trabalho no início e acompanhamento de sua obra.
Principais riscos aos trabalhadores e formas de preveni-los
Quedas, tropeços e escorregões: podem ocorrer por erros humanos, superfícies irregulares e uso inadequado ou falta do equipamento de proteção. É um tipo de acidente que pode ser grave e até fatal. Por isso, em trabalhos em altura é indispensável a utilização dos equipamentos apropriados, como cinturões de seguranças, talabartes, trava quedas, entre outros. Da mesma forma, a utilização de capacetes, calçados adequados e em bom estado, protegem e amenizam os efeitos de quedas acidentais.
Exposição respiratória: os trabalhadores da construção civil enfrentam vários riscos respiratórios e podem interagir com materiais tóxicos presentes nas matérias primas e técnicas utilizadas, como tintas, estruturas metálicas, cimentos, telhas, etc. Componentes como chumbo, amianto, cromo e cadmio podem causar sérios danos à saúde, como lesões renais, enfisema pulmonar, asma e diversos tipos de câncer. Desta forma, vemos o uso de máscaras respiratórias adequadas pode evitar desfechos graves e muitas vezes irreversíveis.
Ruído excessivo: grande parte do equipamento usado em canteiro de obras gera altos níveis de ruído. A exposição prolongada pode causar perda auditiva irreversível nos trabalhadores da construção civil. A proteção auditiva pode ajudar a preservar a audição quando usada corretamente e em todos os momentos de contato.
Perfurações e quedas de objetos: devido ao número de objetos pesados e pontiagudos nos canteiros de obras, importantíssimo o uso de calçados de segurança com biqueiras seguras e solado resistente a substâncias que podem promover escorregões e perfurações, sem deixar de ser confortável ao usuário.
Cortes e acidentes nas mãos: as mãos são as principais ferramentas de trabalho de qualquer trabalhador e um dos membros que mais estão expostos e sujeitos à acidentes. Luvas adequadas as mais diversas atividades estão presentes no mercado para oferecerem a proteção adequada e evitarem sérios danos.
Este foi um breve resumo de medidas preventivas aos trabalhadores, que evitam acidentes e as serias responsabilidades atribuídas aos empregadores. A Protege EPI além de contar com a linha completa de equipamentos de proteção individual, oferece consultoria e assessoria em segurança do trabalho.
Faça-nos uma visita. Segurança é fundamental!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Papo Seguro, no dia 11/06/2022
Engenheiro de segurança do trabalho e proprietário da Protege EPI
Rua Lopes Franco, 545, Carijós, Lafaiete
Telefone: (31) 3762-1898
E-mail: [email protected]
Instagram: protegeepilafaiete
Facebook: @protegeequipamentos