De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão foi considerada a doença do século XXI. No entanto, ela vem se tornando cada vez mais presente no mundo pandêmico.
Surgiu no final de 2019 um vírus, denominado COVID-19. Desde então foi determinada a quarentena e o isolamento social, onde era a única forma de atenuar o contágio. Junto a isso veio a dificuldade de adaptação a esse modo de vida que já perdura há mais de 1 ano e meio.
Com isso, pessoas que já tinham doenças psíquicas, como ansiedade, depressão, transtorno bipolar, entre outros, tiveram seu quadro agravado. E muitas pessoas saudáveis mentalmente, as adquiriu. Isso porque a quarentena tem como estressores a incerteza do tempo que levará para sanar a problemática e o afastamento de muitos amigos e familiares, etc. Sem dúvidas nenhuma, a pandemia trouxe consigo o desencadeamento de transtornos mentais.
Segundo pesquisa do instituto Ipsos (terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo), encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e cedida à BBC News Brasil, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano.
Portanto, é necessário que na atualidade sejam buscadas alternativas para combater tal impasse. Como por exemplo, projetos sociais que levem atendimento psíquico a toda a sociedade, desenvolvidos pelo Ministério da Saúde. A exemplo de alguns centros de tratamento gratuitos, temos em Lafaiete o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e outras cidades também já aderiram ao atendimento psicológico gratuito. Isso porque, mesmo que a pandemia acabe, os vestígios que ela deixou não acabarão e todos deverão aprender a viver um "novo normal."
Isabella Vithória Souza de Assis
Aluna da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete - FDCL
Inglede Miranda
Aluna da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete - FDCL
Claudia Maria Siqueira Camargos Botelho
Professora da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete - FDCL
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Direito no Alvo, no dia 22/04/2022
Artigos desenvolvidos pelos professores da FDCL. Os textos debatem assuntos da atualidade e que envolvem o mundo jurÃdico.