DA SÉRIE: ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL COM FOCO EM QUALIDADE
Nos artigos anteriores foram apresentados alguns princípios da qualidade com base na norma ISO 9001:2015, princípios essenciais para uma administração com o foco em qualidade.
Dando continuidade a série: Administração Empresarial com foco em qualidade, nesta publicação será abordado o PRINCÍPIO DA LIDERANÇA.
“Um exército de cervos comandado por um leão é muito mais temível que um exército de leões comandado por um cervo.”
Plutarco
A frase do historiador e filósofo Plutarco destaca a importância de uma liderança eficaz para o sucesso empresarial.
O ambiente organizacional exige líderes cada vez mais preparados, que apresenta um bom relacionamento interpessoal, que seja um líder atuante, comprometido e que passa credibilidade para a equipe, possibilitando a execução de serviços e produtos com qualidade.
ABAIXO SEGUEM ALGUMAS DICAS PARA UMA LIDERANÇA DE SUCESSO
TENHA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ COM A SUA EQUIPE
A comunicação entre os líderes e sua equipe deve ser de forma mútua, lembrando-se que a falta de comunicação clara e eficaz pode gerar retrabalho, desentendimentos entre a equipe, afetar na qualidade do produto/ serviços ofertados e consequentemente prejudicar a satisfação dos seu cliente.
REÚNA SUA EQUIPE FREQUENTEMENTE
Apresente para toda a equipe as metas da organização, a missão, visão e valores da empresa. O propósito da empresa deve ser entendido, a missão, visão e valores não deve ser apenas um quadro na parede, mas deve ser incorporado no trabalho por toda a equipe. A organização precisa viver o seu propósito.
ELIMINE A LIDERANÇA EXAGERADAMENTE PATERNALISTA
Líder paternalista é o líder que assume o papal de pai. A liderança paternalista quando exercida de forma exagera pode ser tornar uma liderança nociva para o ambiente de trabalho e para os resultados da equipe, considerando que o líder prioriza a relação interpessoal a relação profissional.
CONHEÇA AS CARACTERÍTICAS DA SUA EQUIPE
É importante que o líder conheça as qualidades/habilidades e pontos a se desenvolver de cada colaborador, dessa maneira o líder poderá direcionar melhor cada colaborador assim como trabalhar pontos a se desenvolver da sua equipe.
“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.”
Abraham Lincoln
Liderar é um desafio, e um líder deve buscar sempre competências técnicas e habilidades emocionais, necessárias para exercer essa liderança de forma eficaz.
Se precisar de ajuda para a Administrar sua empresa, através da gestão da qualidade, pode contar comigo!
Adriana Samara
Engenheira | Consultora de Gestão e Negócio
Implantação da ISO 9001:2015
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Escrito por Adriana Samara, no dia 06/01/2022
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