Muitas pessoas confundem este procedimento com a castração, porém essas cirurgias são bem diferentes uma da outra. Por isso, na coluna desta semana, vou explicar um pouco mais sobre a distinção entre elas e como funciona processo de vasectomia.
A maioria dos donos de cães ainda possui dúvidas sobre a castração desses animais. Esse tema, ainda considerado um tabu na sociedade, provoca muitas interpretações equivocadas e, pela falta de conhecimento, muitos animais não passam por esse procedimento, pois seus donos costumam sentir medo e, até mesmo, pena.
Vasectomia
A vasectomia em cães é feita quando o proprietário tem como objetivo a infertilidade do animal. O procedimento consiste na interrupção de um ducto pelo qual os espermatozoides passam. Desta forma, os mesmos não conseguem seguir adiante e, sucessivamente, ocorre a impossibilidade de fertilização, enquanto as demais características em relação ao desejo sexual e personalidade são mantidas. Aliás, para se ter uma ideia, o número de animais domésticos no Brasil chega a ser o dobro da população de crianças.
Entretanto, o pós-operatório do procedimento costuma ser um pouco doloroso, por isso, os proprietários devem realizar o acompanhamento pós-operatório com muita atenção às orientações do médico veterinário. É importante ressaltar que, assim como em qualquer outro procedimento, deve-se respeitar o tempo de repouso do animal e ficar atento à utilização de medicamentos como anti-inflamatórios e antibióticos.
Além disso, algumas dicas são valiosas para serem seguidas, tais como:
– Redobrar os cuidados com a higiene e manter sempre a ventilação do local onde o animal ficará;
– Dar uma atenção especial à alimentação. É importante ficar de olho, pois o bichinho pode perder o apetite e parar de comer;
– Não forçar o animal a se deslocar por longos espaços;
– Respeitar o tempo correto de descanso.
O importante é, sempre que observar alguma alteração em termos de secreções anormais, tamanho da ferida, ou mesmo inflamações do local, consultar imediatamente o médico veterinário.
Castração
Já na castração, diferentemente da vasectomia, ocorre a retirada do par de testículos do animal. Então, há algumas mudanças no comportamento, como a diminuição da agressividade e da demarcação do território.
Além disso, o procedimento também diminui significativamente a produção dos hormônios de cães machos, o que resulta em diminuição de doenças sexualmente transmissíveis, redução do número de casos de tumores na próstata, diminuição dos uivos à noite, entre outros.
A consulta com um médico veterinário especializado em ambos procedimentos cirúrgicos é fundamental para que os donos conheçam detalhadamente cada processo e optem por aquele que for o mais adequado para o animal. Por isso, pesquise e realize a cirurgia escolhida com profissionais experientes no assunto, assim, você evita 90% dos riscos de complicações para o seu amigo de quatro patas.
Espero que você tenha gostado da coluna desta semana. Um abraço e até a próxima semana.
Serviço
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo
Veterinário especializado
em Clínica e Ortopedia
Endereço: Rua Duque de Caxias,
352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 /
[email protected]
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 09/12/2021
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 / [email protected]