Produção de leite, aumento no volume abdominal, organização de ninho e mudanças comportamentais bruscas nas cadelas nem sempre querem dizer que novos filhotinhos estão a caminho. Essas podem ser algumas das indicações clínicas mais comuns para gravidez psicológica. E é justamente sobre este tema que vou explicar um pouco mais na coluna desta semana.
A pseudociese, popularmente conhecida como gravidez psicológica, consiste em alterações hormonais que levam a uma combinação de comportamentos e sintomas da gestação mesmo sem a fêmea estar prenha. Algumas pessoas acham gracioso, engraçado ou divertido ver a cachorrinha agindo como mãe de uma pelúcia ou outro objeto, mas a cadela com gravidez psicológica pode ter complicações sérias, como inflamações e infecções no útero (piometra), e tumores no sistema reprodutor.
A falsa gravidez geralmente ocorre em 60 dias após o cio. Isso porque ocorrem muitos estímulos hormonais nas cadelas e algumas são mais sensíveis a estas oscilações, apresentando sinais clínicos de gestação mesmo sem ter tido contato com um macho.
Sintomas
Uma combinação de comportamentos estranhos e sintomas podem confundir os tutores com uma gravidez de verdade. Porém, apenas um médico veterinário pode avaliar e diagnosticar a pseudociese. Os possíveis sintomas são variados e aparecem em diversos níveis, como por exemplo:
l Aumento das glândulas mamárias
l Dores nas mamas
l Produção de leite
l Aumento no volume abdominal
l Alterações comportamentais
l Organização do ninho
l Adoção de objetos como cria
l Agressividade
l Depressão
l Uivos incessantes
l Falta de apetite
Como ajudar a fêmea
Ao suspeitar de uma cadela com gravidez psicológica, procure um médico veterinário imediatamente. As alterações hormonais que ocorrem durante a pseudociese em cães podem evoluir para doenças graves nas mamas e no útero, portanto, o tratamento e supervisão são necessários. Entre os principais tratamentos está o uso de medicamentos para regulação hormonal e redução da produção de leite. Além de remédios, os tutores têm papel importante para tornar a gravidez psicológica de cachorro menos agressiva. Realizar compressas em toda a sua cadeia mamária pode ser necessário para aliviar a dor e o desconforto.
Uma das formas mais eficazes de tratar e prevenir a gravidez psicológica em cadelas é realizar a castração do animal. O procedimento cirúrgico impede que a cadela engravide e também reduz a produção de hormônios fundamentais para o desencadeamento da gravidez psicológica em cães. A castração é indicada tanto para animais que já tiveram a pseudociese quanto para fêmeas que nunca estiveram nessa condição. Além de prevenir a gravidez psicológica do cachorro, a castração evita diversas doenças, além de crias indesejadas.
Gostaram do texto desta semana? Espero que sim!
Um abraço e até a próxima!
Serviço
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo
Veterinário especializado
em Clínica e Ortopedia
Endereço: Rua Duque de Caxias,
352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 /
[email protected]
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 17/09/2021
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 / [email protected]