Vários estudos científicos demonstram que o uso de óleos essenciais retirados de plantas, flores e ervas proporciona inúmeros benefícios, como o aumento da sensação de bem-estar, alívio dos sintomas de várias doenças, amenização de dores e fortalecimento das defesas do corpo. Na coluna de hoje, vou falar sobre como os óleos essenciais atuam no nosso organismo.
Quando inalamos a essência do óleo ou quando ele entra em contato com a nossa pele, uma parte do nosso cérebro, que está conectada à memória e ao humor, é estimulada. As informações de cada aroma são decodificadas pelo córtex olfativo do nosso cérebro e, assim, a mensagem de cada molécula aromática se espalha pelo organismo, que responde de diversas formas a esses estímulos, proporcionando sensações, de acordo com as propriedades de cada tipo de óleo.
Confira alguns benefícios e formas de utilização de alguns dos óleos essenciais mais populares:
Lavanda: um dos aromas mais procurados, contribui para o relaxamento e diminui as tensões. Ele é indicado, por exemplo, para quem deseja ter uma boa noite de sono. Basta pingar algumas gotinhas do óleo no travesseiro, para relaxar no final do dia e dormir com mais tranquilidade.
Melaleuca: possui propriedades antifúngicas, antivirais e bactericidas. É indicado para tratar micoses e unhas inflamadas ou encravadas. Pingue uma gotinha diretamente na unha e massageie delicadamente.
Limão Siciliano: auxilia no tratamento respiratório e proporciona alegria e motivação. Uma forma prática de utilizá-lo é por meio do colar aromático, ou mesmo, pingar algumas gotinhas em um tecido e inalar profundamente para abrir as vias respiratórias.
Bergamota: diminui os sintomas de depressão, estresse e ansiedade, além de melhorar a pressão arterial e facilitar a digestão. Pode ser utilizado no aromatizador, proporcionando uma agradável sensação de alegria e bem-estar ao ambiente.
Nesse período tão desafiador que estamos atravessando, a aromaterapia pode ser uma ótima aliada para enfrentarmos os problemas do dia a dia de forma natural. Além dos óleos citados acima, existem outras opções que podem ser encontradas facilmente em farmácias e lojas de produtos naturais. Escolha o seu aroma de acordo com a sua necessidade e experimente novas sensações.
Espero que tenham gostado das dicas de hoje! Nos encontramos na próxima semana! Cuidem-se bem e mantenham-se protegidos!
Um abraço!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 21/05/2021