Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 24° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,825 Euro agora: R$ 6,068
Renata Assis


O que não te contaram sobre emagrecer



Eu tenho certeza de que você sabe o que é uma refeição saudável. Você talvez até saiba a quantidade exata de calorias que precisa ingerir e os tipos de alimento que deveria comer. Sabe, com certeza, a importância de praticar atividade física. Eu sei que você sabe de tudo isso. Afinal de contas, você aprendeu que perder e controlar o peso é uma formula muito simples: é preciso, apenas, fazer um balanceamento entre a energia consumida e a energia gasta durante um certo espaço do tempo. Fácil assim né?
Só que não! Quando o assunto é reeducação alimentar, costumo dizer que existem três pilares, que são dependentes entre si. Os dois primeiros são aqueles que provavelmente já te contaram: a reeducação alimentar e a prática de atividades físicas. Por que, então, é tão difícil controlar o peso ou emagrecer? Porque o terceiro pilar é simplesmente ignorado! O terceiro pilar nada mais é que a questão psicológica.
Você sabe o que precisa comer, pois já foi ao nutricionista. Sabe que precisa praticar atividades físicas, porque o médico indicou. Mas por que simplesmente não consegue? Porque a reeducação alimentar é, sobretudo, uma questão psicológica! Muitas vezes, o que impede o sucesso nesta questão fundamental é a ansiedade. Em outros casos, a falta emocional é direcionada para a comida, bebida, procrastinação ou a inércia (famosa preguiça).
Emagrecer é sobre aprender a lidar com a frustração de errar, de furar a meta e de não estar motivado. É sobre manejar a ansiedade. É sobre reconhecer pensamentos sabotadores e não ser conduzido por eles. É entender seu funcionamento, suas crenças e como o processo cognitivo contribui para manutenção do seu problema com a balança. É praticar o autoconhecimento!
O que não te contaram é que não adianta aplicar regras de emagrecimento se você não mudar primeiro, e de modo fundamental, sua relação com a mente. Se você já procurou um nutricionista, academia, personal trainer e médicos, como nunca pensou em buscar ajuda de um profissional da Psicologia? Talvez esteja na hora, e a Teoria Cognitivo Comportamental está mais do que preparada para te ajudar. A participação do psicólogo agrega no tratamento. O acompanhamento psicoterapêutico te auxilia a manter-se motivado, a perceber em quais momentos você pode estar se autossabotando, afastando-se de seus objetivos.
Se você ficou curioso ou percebeu que um atendimento psicológico pode te auxiliar, agende um horário, experimente esse autocuidado.

Renata Assis
Psicóloga Clínica
CRP 04/47595
Esp. Terapia Cognitivo Comportamental
Esp. Transtorno Alimentar e Obesidade



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Renata Assis, no dia 20/04/2021

Renata de Assis Pereira


Psicóloga
E-mail: [email protected]

Instagram @psi.renataassis



Comente esta Coluna