Durante a vida sexual, é normal que homens e mulheres apresentem alguns problemas em relação à falta de desejo sexual. A falta de libido pode estar relacionada a outras intercorrências do organismo, mas não se preocupe: ela tem solução. E é justamente sobre a diminuição desse desejo que vou explicar um pouco melhor na coluna de hoje.
“O que é libido?” Essa foi a pergunta mais buscada pelos brasileiros no Google em 2019, mostrando que a falta de vontade de fazer sexo é mais comum do que se imagina. Libido nada mais é do que o desejo sexual e, naturalmente, ela varia ao longo da vida e pode ter picos ou quedas consideráveis.
O problema é mais frequente entre as mulheres, afetando entre 15% e 35% das pessoas. As causas são as mais diversas: alterações dos hormônios sexuais causadas pelo uso de anticoncepcional, parto, amamentação, menopausa, distúrbios de outros hormônios, uso de antidepressivos, entre outras. É possível, ainda, que o problema esteja relacionado ao cotidiano, ao estresse e à dinâmica do relacionamento.
Mas então como aumentar a libido?
Para alguns casos, existem tratamentos médicos à base de reposição hormonal. Eles podem "ajustar" o nível de libido e reduzir a falta de desejo. Mas para isso, é imprescindível buscar pela ajuda de um especialista. Somente um profissional da área pode realizar exames para analisar os níveis de hormônio e receitar o melhor tratamento.
Além disso, tratamentos psicológicos, praticar exercícios físicos, manter um diálogo claro com o parceiro sobre o que está “atrapalhando” e tentar, juntos, achar uma solução ou até mesmo manter uma alimentação saudável e equilibrada também podem contribuir positivamente para que o desejo sexual retorne.
O importante é não deixar que a falta de desejo sexual tome conta de você e do seu relacionamento. Desse modo, é de suma importância que você esteja bem consigo mesmo. E aí, gostaram da coluna? Espero que sim, um abraço e até semana que vem!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 22/01/2021