Neste artigo vou falar de forma mais genérica sobre Fundos de Investimentos, para você que ainda não conhece sobre o assunto, gostaria de dar seu passo inicial nessa modalidade de investimento, que já é uma realidade a um tempo no Brasil e você não vai querer ficar de fora.
Para uma compreensão inicial e de forma bem popular, um fundo de investimento é uma espécie de “Condomínio” de investidores. O Fundo reúne o dinheiro de todos investidores que adquiriram as COTAS desse “Condomínio” e de forma profissional é aplicado nas oportunidades do mercado de capitais e financeiro.
De uma forma mais técnica, o fundo de investimento possui um CNPJ especifico para a atividade, e tem como regulador e fiscalizador a CVM e a AMBIMA que são as entidades que de forma independente defendem as boas práticas do mercado e os interesses dos investidores junto aos fundos de investimentos.
A soma de todos os recursos captados, forma o patrimônio do fundo, e a distribuição desse recurso para ser aplicado deve obedecer alguns objetivos e politicas pré-estabelecidas de acordo com o Estatuto Social do fundo. Abaixo vou deixar em tópico todos os nomes e tentar explicar cada um para que você fique por dentro do assunto.
Os fundos podem investir em diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado como ações, CDB, debêntures, moedas, derivativos e até investimentos estrangeiros. Porem existem algumas limitações sobre a concentração de valores em um único ativo, uma das regras impõe o limite de 20% do patrimônio do fundo em uma mesma instituição financeira. Se o ativo for em outros fundos ou empresas listadas na bolsa o limite máximo é de 10%. Já outros emissores de ativo esse limite cai para 5% do total do patrimônio do fundo. Essas e outras obrigatoriedades impostas aos FUNDOS DE INVESTIMENTOS é para defender os investidores.
Mas atenção, como todo investimento, os fundos também têm seus riscos e sofrem as oscilações do mercado financeiro e de capitais. Com isso os valores das cotas podem cair ou aumentar de acordo com o desempenho que o fundo apresenta ao mercado, em resumo ao investir seu dinheiro em um fundo você pode ganhar ou perder em determinados períodos como em todo investimento, por isso friso a importância de estudar continuamente sobre finanças e investimentos para você entender o que é bom ou ruim para seu perfil como investidor.
Como o assunto sobre fundos é bem extenso pensei em dividir em vários capítulos os assuntos, como se fosse uma “serie”. Outras regras e detalhes sobre o assunto, cada tipo de Fundo de Investimentos, classificação do fundo, entre outros assuntos vamos abordar de forma mais detalhada nas próximas semanas. Então espero que você tenha gostado da leitura e obrigado por chegar até aqui e não perca os próximos capítulos.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Lamounier Gomes, no dia 06/01/2021