Você sabe o que é sarcopenia? Esse termo, originário do grego, quer dizer perda de massa muscular, e trata-se de um fenômeno que atinge, principalmente, a população idosa. Mas não se desesperem, existem no mercado farmacêutico produtos feitos especialmente para repor essa perda. E é justamente sobre a sarcopenia e como repor a nossa massa muscular que vou falar na coluna de hoje!
A sarcopenia é caracterizada por uma progressiva redução de massa, força e desempenho musculares. Ela atinge quase 30% da população idosa com mais de 60 anos e 50% acima dos 80.
Quais os sinais de sarcopenia?
A perda de massa muscular costuma demorar para ser percebida. Alguns dos primeiros sinais, no entanto, são:
O diagnóstico da doença geralmente é feito por um médico clínico geral ou por um geriatra. Geralmente, eles usam como ferramenta diagnóstica os exames de tomografia nas regiões da perna e do abdômen para estimar o volume muscular. Exames de densitometria de corpo inteiro, ressonância magnética e ultrassom também podem ser solicitados.
Como você pode se prevenir?
O tratamento da sarcopenia envolve, antes de tudo, mudanças no estilo de vida pela possibilidade de prevenção nos estágios iniciais com a prática de atividade física e nutrição de formas adequadas.
Fisioterapias e hidroginásticas são muito bem-vindas para garantir o fortalecimento muscular. O profissional irá usar equipamentos adequados para cada atividade prescrita e avaliará o tempo ideal para os exercícios.
Mas uma alimentação balanceada também pode trazer resultados bastante positivos para a recuperação do idoso. Entre os nutrientes que precisam ser repostos estão as fibras, proteínas, creatinina e, até mesmo, a vitamina D. Porém, em alguns casos, somente a adequação alimentar não é suficiente. Desse modo, os médicos podem receitar suplementos que são facilmente encontrados nas farmácias de manipulação com a dosagem ideal para pessoa.
Espero que vocês tenham gostado da coluna de hoje. Um abraço e até semana que vem!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 27/11/2020