Na última semana, contei um pouco sobre o que são os óleos essenciais e os benefícios da aromaterapia. Na coluna de hoje, vou contar um pouco mais sobre as múltiplas formas de aplicação dos óleos para o skincare, para a fitoterapia, e também para o ambiente.
Muito além das massagens relaxantes, os óleos essenciais também vêm sendo muito utilizados na indústria da beleza, ou seja: são os novos queridinhos para o chamado skincare. Os óleos essenciais são ferramentas importantes para técnica da aromaterapia, podendo ser utilizados tanto no ambiente quanto no corpo, pois são ativos naturais super potentes, que provém da destilação de plantas aromáticas.
Para os banhos, por exemplo, os óleos com propriedades antibacterianas e ação imunológica são os mais recomendados para promover uma hidratação e “detoxificação” da pele, como é o caso das essências de alecrim e lavanda. Já para hidratar e acalmar o corpo, os óleos com propriedades relaxantes (exemplo a essência de erva-doce) são ideais para serem misturados aos cremes hidratantes.
Sim, óleos são essenciais para os fios
Ao contrário do que muita gente pensa, os óleos também têm inúmeras propriedades positivas para os cuidados com os cabelos. Para oxigenar e acalmar os fios ou reduzir a queda, por exemplo, algumas gotinhas de alecrim, lavanda ou cedro são uma ótima opção. Mas atenção à quantidade: é apenas uma ou, no máximo, duas gotinhas que devem ser aplicadas com os cabelos secos.
Para reduzir a acne
Se você sofre com a pele oleosa com incidência de muitos cravos e espinhas, o óleo de melaleuca é o ideal. Por possuir propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, a essência reduz os níveis de inflamação e da produção de bactérias cutâneas, responsáveis pela proliferação das espinhas. O ideal é dissolver poucas gotinhas em uma vasilha com água em temperatura ambiente e aplicar no local inflamado.
Escalda-pés
O escalda-pés com óleos essenciais é um dos melhores métodos para aliviar a dor, o inchaço, ativar a circulação e descansar os pés depois de um dia corrido. E os óleos perfeitos para isso são: alecrim, hortelã, erva-doce, camomila e lavanda. Você pode misturar eles com uma água morna, flores, hidratantes ou outros produtos aromáticos que tiver em casa.
Fitoterápicos
Com inúmeras propriedades, os óleos essenciais também são ótimos fitoterápicos e servem como calmante/relaxantes naturais, para dormir melhor ou para diminuir os efeitos do stress. Eles podem ser utilizados em compressas ou em forma de inalação. Entre os mais indicados para este procedimento estão: lavanda, erva doce, camomila e laranja doce.
Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre as múltiplas funções dos óleos essenciais para no nosso dia a dia, saúde e bem-estar. Um abraço e até a próxima edição.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 28/08/2020