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Aloisio Ramalho


Capital Intelectual: Dicas de gestão de pessoas para o sucesso do negócio



Não importa se você é o CEO, gerente ou faz parte do departamento de Recursos Humanos de uma empresa. Se você é um líder de negócio, precisa conhecer — e dominar — algumas dicas de gestão de pessoas básicas. Saber como ser um bom líder e realizar uma gestão de pessoas eficaz, faz parte do seu trabalho. Felizmente, as habilidades de gestão de pessoas podem ser aprendidas.

Um gerente eficaz presta atenção nas muitas facetas de gestão, liderança e aprendizagem dentro de uma organização. Se você está em busca de se desenvolver como gestor, continue lendo este artigo. Separei 3 dicas de gestão de pessoas, entre elas algumas habilidades gerenciais, que irão te ajudar a melhorar a produtividade de sua equipe e os resultados do negócio.

#1 Construa relacionamentos interpessoais eficazes e responsivos

Não podia ser diferente. A primeira entre as dicas de gestão de pessoas está ligada à criação de relacionamento. Para gerir uma equipe é preciso se conectar. Afinal, estamos falando de pessoas e não de máquinas. Os membros da equipe respeitam a capacidade de demonstrar empatia, colaboração, respeito, confiança e atenção. É preciso que o gerente trate seus colaboradores com dignidade e respeito, que mantenha sua palavra, demonstre integridade, confiabilidade e caráter até mesmo nas ocorrências e maiores desafios.

#2 Comunique-se efetivamente

Um gerente eficaz é alguém que se comunica efetivamente com sua equipe, seja pessoalmente, por e-mail, mensagens, em reunião ou por meio do sistema de gestão de projetos. 

A comunicação é fundamental para engajar a equipe. Entre as estratégias estão:

  • dar feedback contínuo aos colaboradores;
  • apresentar pontos de melhoria;
  • deixar claro o que espera de cada um e mais.

O gerente também deve se abrir para receber feedback. Crie uma rotina para que os colaboradores se sintam confortáveis em reportar pontos de melhoria para sua gestão. Evite uma resposta defensiva e esteja disposto a mudar seu comportamento quando o feedback estiver coerente.

 #3 Construa uma equipe

Um amontoado de pessoas trabalhando juntas em um mesmo setor não é suficiente para construir um time. A criação de uma equipe faz com que as pessoas se sintam como se tivessem se tornado mais necessárias e importantes, mais criativas e produtivas. Tudo isso depende da figura do gestor. Esteja disposto a sentar e resolver problemas quando o trabalho em equipe, ou as tarefas do setor, não estiverem funcionando da maneira mais eficiente possível. Converse com seus funcionários para entender os problemas e seja honesto com os profissionais que não estiverem contribuindo com o trabalho. Tente motivá-los a se desenvolverem e ajudar o time.


Então é isso pessoal. Espero que tenha gostado do conteúdo.

Forte Abraço e até a próxima!



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Escrito por Aloisio Ramalho, no dia 11/03/2020

Aloísio J M Ramalho


Consultor Empresarial

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