O programa de preservação da água e cadastramento das nascentes é uma parceria das diretorias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, ligadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, com a Agência Nacional das Águas (ANA). O governo federal remunera agricultores que preservam mananciais em suas propriedades. A prefeitura está se preparando para se cadastrar no programa Produtor de Água do governo federal e já está apta a identificar, catalogar e conservar as nascentes.
Os interessados em fazer o cadastro de identificação e catalogação de nascentes deverão ir até a Diretoria Municipal de Meio Ambiente, à rua Padre Leonardo, nº 12, no Centro, ou na Diretoria de Desenvolvimento Rural, à avenida Presidente Vargas, nº 69, no Centro, das 8h às 17h, ou ligar para o telefone 3731-6524.
Programa Municipal de Fomento à Piscicultura
Parceria entre a prefeitura com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e o Ministério da Pesca, este programa pretende transformar a criação de peixes, principalmente os de água doce como a Tilápia, em uma importante fonte de renda para o homem do campo. Congonhas tem um grande potencial hídrico, o que facilita a expansão deste ramo de atividade produtiva. Além do mais, o mercado consumidor, formado principalmente por restaurantes, supermercados e escolas, está cada vez maior.
A prefeitura irá prestar assistência técnica para os piscicultores cadastrados no programa, além de auxiliar na construção dos tanques e distribuir alevinos (peixes recém saídos do ovo) e ração para engorda. Os interessados em se inscrever neste programa de piscicultura deverão procurar a Diretoria de Desenvolvimento Rural ou ligar para o telefone 3731-3789.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Christian Elizandro Souza Costa, destacou que, além do grande número de mananciais, Congonhas possui muitas propriedades rurais de pequeno e médio portes, portanto a piscicultura pode se tornar uma ótima opção de trabalho e renda para um grande número de famílias.
Ainda de acordo com o Programa Municipal de Fomento à Piscicultura, serão reativados os tanques de criação de peixes existentes no Parque Ecológico da Cachoeira, que estavam abandonados há muitos anos. No local, irá funcionar um centro de pesquisa e apoio à piscicultura em parceria com a Emater, para dar suporte aos produtores do município.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Pesca, no dia 10/04/2015