Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 14° Agora: 17° Quarta, 08 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,074 Euro agora: R$ 5,450
Cultura


Tapetes devocionais transformam as ruas de Ouro Preto em obras de arte



foto: Ane Souz

Neste domingo, dia 31 de março, as ruas de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, serão palco de uma tradição que une arte, devoção e comunidade: os tapetes devocionais para a Procissão da Ressurreição. Este evento anual transforma as vias históricas da cidade em verdadeiras galerias a céu aberto, onde cada palmo do piso de pedra é adornado com cores vibrantes e símbolos da Páscoa.

Desde a Basílica Nossa Senhora do Pilar até o Santuário Nossa Senhora da Conceição, os tapetes devocionais se estenderão, pintados com figuras de anjos, cálices, hóstias, pombas e outros motivos que celebram a ressurreição de Cristo. O processo de preparação desses tapetes é uma verdadeira demonstração de união e fé, com moradores locais e até mesmo visitantes colaborando, muitas vezes passando a madrugada trabalhando para garantir que as ruas estejam cobertas por essa expressão artística única.

Para tornar possível essa manifestação cultural, a prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, disponibiliza os materiais necessários. Este ano, serão distribuídos 3,5 mil sacos de serragem tingida, casca de arroz e cal. Esses materiais são preparados com cuidado, incluindo o tingimento da serragem com anilina, um processo que demanda cerca de 50 quilos de anilina para cada cor utilizada.

"Recebemos doações de madeireiras, inclusive do polo moveleiro de Ubá, na Zona da Mata. Para tingir a serragem, gastamos 50 quilos de anilina de cada cor. No sábado, os sacos com o material estarão em vários pontos do trajeto Basílica do Pilar-Santuário Nossa Senhora da Conceição. Então, é só o pessoal usar", explicou o secretário Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta.

Nos preparativos, funcionários municipais trabalharam arduamente para garantir que todos os materiais estivessem prontos a tempo. "Temos nas cores azul, vermelho, amarelo, preto, rosa, natural, roxo e verde", destacou Agnaldo Valerino Paixa, um dos responsáveis pela preparação dos materiais.

Além da Procissão da Ressurreição, o Domingo de Páscoa em Ouro Preto reserva uma extensa programação religiosa, incluindo uma missa festiva na Basílica Nossa Senhora do Pilar, seguida pelo cortejo até o Santuário Nossa Senhora da Conceição. À noite, está prevista uma missa no Santuário, com a coroação de Nossa Senhora das Dores em seu Triunfo e o canto do "Te Deum".

Para aqueles que desejam explorar mais da cultura e história local, duas exposições estarão abertas durante o final de semana. No Museu Casa dos Contos, estará em exibição a mostra "Olhares modernos – Festa e fotografia em Ouro Preto", apresentando imagens da celebração da Semana Santa na cidade. Já no Museu da Inconfidência, a exposição "Deus lhe pague – Esmoleiros do barroco brasileiro" destaca objetos de esmoler do período barroco.

fonte: Estado de Minas




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 30/03/2024 - 16:20


Comente esta Notícia