Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 26° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,103 Euro agora: R$ 5,468
Política


Vereadora Damires busca soluções para o fim da fila por vagas em creches municipais



 

Em Lafaiete, praticamente todo mundo conhece alguém que está na fila de espera para conseguir uma vaga nas creches municipais. E nesta fila já constam mais de novecentas crianças, segundo a listagem divulgada pela prefeitura após o último levantamento, em outubro de 2023. O horário de funcionamento – 8h às 16h – também é motivo de questionamentos, uma vez que nem sempre atende às necessidades de mães e pais que trabalham no comércio e empresas da região. “Muitas vezes, são filhos e filhas de mães solo, mães que sofrem com violência doméstica, mães e pais que precisam dessas vagas para trabalhar com tranquilidade, assegurando o sustento de suas famílias”, reforça a vereadora. 

Segundo a vereadora, a falta de vagas é um dos principais gargalos da cidade

A falta de vagas é um dos principais gargalos da cidade, trazendo à tona um problema antigo. Conforme avalia a vereadora, a situação se torna mais complexa diante da estrutura das creches atuais, que se encontra bastante prejudicada. “Meu apelo é para que as reformas sejam feitas, melhorando assim a qualidade de ensino das crianças atendidas. “Um exemplo é a creche municipal “Monsenhor Antônio José Ferreira”, onde fiz uma fiscalização minuciosa em setembro de 2023. Solicitei constantemente, ao prefeito, que a reforma fosse realizada de forma emergencial. A nossa solicitação foi atendida pela prefeitura e as obras foram iniciadas em janeiro de 2024. Estamos acompanhando”, detalha a vereadora. 

Outra possível solução que Damires apresentou foi a locação de creches privadas pela prefeitura para dar fim às filas de espera por creches públicas: “Este tipo de ação é observada em cidades próximas, como Congonhas e Belo Horizonte, e tem resolvido, mesmo que temporariamente, a falta de espaço físico para este tipo de instituição. Acredito que, ainda este ano, haverá uma grande baixa na lista de espera pelas creches com a inauguração de novas instalações pela prefeitura, ofertando assim as tão esperadas novas vagas para as crianças de Lafaiete. Essa é uma luta nossa. Sempre lutei e continuarei lutando pelo bem das crianças, das mulheres e das famílias de nossa cidade”, conclui Damires Rinarlly.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 19/02/2024 - 16:25


Comente esta Notícia